Topo

Esse conteúdo é antigo

Carro invade farmácia no litoral de SP e atinge duas pessoas

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

13/04/2021 15h11

Duas pessoas ficaram levemente feridas na noite de domingo (11) após um veículo desgovernado invadir uma farmácia da rede Farma Conde na Avenida Antônio Emmerich, bairro Vila Cascatinha, em São Vicente, litoral de São Paulo.

O motorista havia acabado de sair do estabelecimento e, ao dar partida no carro estacionado em uma vaga bem em frente à entrada, acabou perdendo o controle e avançando para dentro da loja.

Câmeras de segurança da farmácia captaram o momento da colisão. Um operador de caixa, que trabalhava no momento do acidente, escapou por pouco. Ele é visto no vídeo sendo empurrado pelo veículo, e saltando por cima do balcão.

Uma senhora que aguardava por atendimento também foi arrastada pelo carro desgovernado. Os funcionários da loja chamaram o SAMU e ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de São Vicente, com ferimentos leves. Segundo a assessoria da prefeitura do município, ela foi medicada e liberada em seguida.

Segundo testemunhas, o homem, com aproximadamente 50 anos, havia parado o carro minutos antes em frente à farmácia e entrado para comprar remédios para dor. Ele estava com o pé machucado e caminhando com a ajuda de muletas. Após ser atendido, retornou ao veículo mas, ao dar partida e engatar a marcha, perdeu o controle da direção e acabou invadindo o estabelecimento.

"Foi um susto enorme, eu estava assistindo televisão na sala quando ouvi o estrondo", contou a aposentada Maria do Socorro Bispo, que mora em um apartamento num prédio localizado na avenida, que fica quase em frente à farmácia. "Na hora, falei para o meu marido que tinha explodido um botijão de gás. Daí saímos na janela e vimos o carro dentro da farmácia e aquele vidro todo estilhaçado no chão".

Nas redes sociais, Jane Araújo, mãe do operador de caixa que escapou do atropelamento, comemorou o fato de o acidente não ter passado de um grande susto. "Meu filho renasceu. Vou comemorar duas vezes o aniversário dele este mês e estou agradecendo muito a Deus, porque o carro jogou ele, aí ele pulou. Que susto que eu tive. Foi Deus que salvou a vida do meu filho, ele só teve uns arranhões".

O motorista não teve sua identidade revelada e o UOL não conseguiu localizá-lo.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informou que a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) foi acionada para a remoção do veículo, com guincho, até a delegacia de polícia, onde o caso foi registrado. Cerca de três horas após o acidente, a farmácia voltou a atender o público normalmente.

Barreiras físicas

Além do susto provocado em funcionários e clientes, o acidente deixou um prejuízo ainda não calculado pela rede de farmácias. Nesta segunda, a Farma Conde iniciou a instalação de barreiras físicas conhecidas como bollards — pilares de ferro instalados no chão, a cada dois metros de distância — ao longo de toda a entrada da loja de São Vicente.

Essa foi uma providência tomada pela direção do grupo, para que esse tipo de acidente nunca mais se repita. Segundo informações da assessoria de imprensa, os bollards serão instalados nas entradas das 230 lojas da rede, em todo o Estado de São Paulo.