Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de ex-deputado vence a covid-19 duas vezes antes de completar 100 anos

Leonardo de Oliveira ao lado da avó Maria Benedita Martins de Oliveira - Reprodução/Arquivo Pessoal
Leonardo de Oliveira ao lado da avó Maria Benedita Martins de Oliveira Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Heloísa Barrense

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2021 16h11

Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), responsável pelas "Diretas Já", enfrentou a covid-19 por duas vezes aos 99 anos. Ela irá celebrar o seu centenário no dia 1º de maio.

Ao UOL, Leonardo de Oliveira, ex-vereador de Cuiabá e neto de Dona Maria, contou que a avó recebeu as duas doses da vacina antes de ser infectada pela segunda vez, e que por isso apresentou sintomas mais leves da doença. Ela foi imunizada com a vacina CoronaVac.

"Ela ficou meio enjoada e aí fizeram o exame, que deu positivo. Ela ficou só em casa, recebendo cuidados. Passou rápido e, no último sábado (10), já deu a liberação de que ela não está mais com a doença", conta.

Dona Maria mora há 70 anos na mesma casa em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e durante o período de quarentena que enfrentou no último mês reclamou apenas de uma coisa: as saudades da família.

"Ela só reclamava da solidão pelo isolamento. Ela tem 17 netos e 30 bisnetos. Fazíamos muita chamada de vídeo. Tanto o pessoal daqui quanto os netos que estão em Brasília", comenta Leonardo.

A primeira vez que Dona Maria foi infectada pelo coronavírus foi em agosto do ano passado. Na época, ela não chegou a ser hospitalizada, mas enfrentou grandes dificuldades em casa.

"Foi um pouco mais forte. Ela ficou sob cuidados médicos, com enfermeiros, e precisou de oxigênio."

Agora, para celebrar o aniversário e a vitória contra a doença, Dona Maria fez um pedido bastante especial para a família.

"Ela é católica fervorosa e pediu para fazermos uma missa. Ela é devota de Nossa Senhora Auxiliadora e quer agradecer. Então a gente está vendo como podemos fazer isso nesse cenário da pandemia, talvez com o pessoal de dentro do carro."

O neto ainda falou sobre a admiração que tem pela avó: "Essa mulher é forte, uma verdadeira guerreira. Ela já perdeu 3 filhos [entre eles, Dante de Oliveira], o marido, e agora superou aos 99 anos duas infecções do coronavírus... Ela é firme e forte. É uma mulher de fé."

Maria de Oliveira é mãe de Dante de Oliveira, que ficou conhecido por ser autor de uma emenda constitucional que propunha eleições diretas para o cargo presidencial. A proposta resultou na campanha "Diretas Já" nos anos 1980. Ele morreu em 2006 vítima de uma pneumonia.

Em janeiro, o Instituto Butantan, responsável pelo imunizante CoronaVac, anunciou que a vacina possui uma eficácia geral de 50,38%, com o índice de 78% para prevenção de casos leves de coronavírus e o de 100% para casos moderados e graves da doença.

No Mato Grosso, 7,43% da população recebeu a primeira dose do imunizante, enquanto a segunda foi aplicada em menos de 3% das pessoas no estado.