Topo

SP: Parques voltam a funcionar na fase de transição a partir de sábado (24)

Parque estaduais de São Paulo reabrem a partir do sábado (24) na fase de transição do Plano SP  - iStock
Parque estaduais de São Paulo reabrem a partir do sábado (24) na fase de transição do Plano SP Imagem: iStock

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

20/04/2021 19h45

Os parques estaduais de São Paulo voltarão a funcionar a partir do próximo sábado (24), dentro das regras da fase de transição do Plano São Paulo de controle da pandemia e retomada econômica. As unidades localizadas na capital paulista estarão abertas das 6h às 18h, nos dias úteis e fins de semana, segundo a gestão João Doria (PSDB).

A recomendação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é que os parques sejam frequentados majoritariamente para atividades físicas.

Os protocolos de segurança devem ser respeitados, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. O funcionamento dos parques acontecerá se as medidas forem respeitadas. Caso contrário, a decisão será reavaliada pelo governo estadual.

Os parques naturais, em unidades de conservação, seguirão com funcionamento apenas sob agendamento. O Jardim Botânico, no bairro da Água Funda, abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Jardim Zoológico, na zona sul da capital, estará aberto diariamente entre às 11h e 18h. O Zoo Safári funciona entre as 11h e as 17h.

O governo não abrirá exceção para a abertura dos espaços no feriado de Tiradentes. No entanto, manterá as regras já vigentes e permitirá o funcionamento do comércio, com restrição de horário entre as 11h e as 19h, com 25% de capacidade.

Outros serviços também estarão em funcionamento, como supermercados, farmácias, serviços de saúde, templos religiosos, locadoras de veículos, lojas de construção civil e indústrias.

Reabertura de outros serviços

Junto dos parques, outros serviços serão reabertos na segunda etapa da "fase de transição", criada pela gestão João Doria (PSDB) entre as fases vermelha e laranja no Plano SP.

Os restaurantes e estabelecimentos que vendem comida poderão funcionar com público das 11h às 19h. Salões de beleza, barbearias e atividades culturais poderão funcionar no mesmo horário. Já as academias podem funcionar em horários intercalados, entre as 7h e as 11h e das 15h às 19h.

O "toque de restrição", que foi implantado para diminuir a circulação de pessoas, assim evitando a disseminação do novo coronavírus, permanece válido entre as 20h e as 5h.