Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem é enganada por lista fake de medicina em federal: 'Magoou meu sonho'

Rutineia de Sousa, de 20 anos, tem sonho de cursar medicina - Reprodução
Rutineia de Sousa, de 20 anos, tem sonho de cursar medicina Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

21/04/2021 14h55

A jovem Rutineia de Sousa, de 20 anos, não se conteve de felicidade quando recebeu de um amigo um print que a mostrava como aprovada em Medicina na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). A alegria, porém, durou pouco e deu lugar à tristeza e decepção ao saber que a imagem era apenas para enganá-la sobre a conquista.

O caso viralizou desde domingo (18) nas redes sociais. A publicação conta com mais de seis mil curtidas e mobilizou uma corrente de apoio à jovem, com o humorista Rafinha Bastos afirmando querer pagar pelos estudos de Rutineia e empresas de cursinho também manifestando apoio.

"Ele simplesmente mentiu descaradamente. Magoou o meu sonho e me colocou em uma situação constrangedora, me sentindo humilhada", lamenta a jovem em um vídeo nas redes sociais.

De família humilde, Rutineia estava sem computador para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a uma vaga em alguma universidade. Com isso, a jovem repassou o login do sistema para o amigo inscrevê-la na disputa, mas ele a colocou em concorrência de cursos que não eram de interesse dela e ainda falsificou um print mostrando que havia sido aprovada em medicina.

Rutineia recebeu lista fake do amigo - Reprodução - Reprodução
Rutineia recebeu lista fake do amigo
Imagem: Reprodução

Ao receber a imagem, Rutineia não se conteve de alegria em razão da chance de mudar a vida dela e da madrinha. Ambas moram juntas em Alto do Rodrigues, cidade de 14 mil habitantes no oeste potiguar. Os pais a abandaram ainda criança.

Sem recursos necessários para iniciar a graduação, a jovem chegou até a divulgar no sábado (17) um vídeo nas redes sociais pedindo apoio para conseguir um computador. Toda pintada após o trote em casa, ela só não sabia que era vítima de uma farsa criada pelo amigo.

Apesar de a nota obtida por Rutineia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não ter sido suficiente para conseguir a vaga, mesmo se o amigo tivesse selecionado medicina, a jovem lamenta o fato de seu seu sonho virar alvo de uma brincadeira de mau gosto.

A jovem desconhece o que pode ter motivado o amigo a tomar essa atitude. Ela diz nunca tê-lo tratado mal.

"Quero superar tudo isso e já estou fazendo tratamento com psicóloga para continuar estudando", afirmou rapidamente ao UOL por telefone. Ainda muito abalada com a frustração, Rutineia não conseguiu conversar com a reportagem.

Descoberta ocorreu no meio da comemoração

O estudante de Administração Mateus Oliveira, de 21 anos, é amigo de longa data de Rutineia. Foi ele quem teve a ideia de fazer uma campanha para custear a compra de um computador para ajudá-la nos estudos na UFRN.

Logo após publicarem o vídeo pedindo ajuda, Mateus conta que passou a receber mensagens de pessoas informando que não viram o nome de Rutineia na lista.

"Quando o vídeo pedindo ajuda começou a repercutir, alguns amigos meus entraram em contato dizendo que a lista poderia ser fake. Foi quando entramos no sistema e vimos que nenhum nome daquela lista tinha sido aprovado. Ela começou a chorar, passando do pico de felicidade para a tristeza", lembrou.

O constrangimento fez ambos devolverem o dinheiro doado por internautas para a compra do computador. Alguns não quiseram a receber de volta para ajudar Rutineia. Eles também registraram um boletim de ocorrências contra o amigo que fez a brincadeira e têm apoio jurídico de advogados que se colocaram à disposição para acompanhá-los.

Rutineia também ganhou de presente um notebook após a história causar comoção na web. Ela ainda recebeu contato de empresas que ofereceram cursinhos pré-vestibulares para ingressar no sonhado curso de medicina.

"Com a nota verdadeira, estamos tentando uma bolsa em alguma faculdade privada, que pode chegar a 70% do valor do curso, mas ainda falta o restante. A gente espera conseguir", finaliza o amigo.