Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo tem a madrugada mais fria do ano, diz Inmet

Sâo Paulo teve madrugada mais fria do ano - BRUNO ROCHA/ESTADÃO CONTEÚDO
Sâo Paulo teve madrugada mais fria do ano Imagem: BRUNO ROCHA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

23/04/2021 08h31Atualizada em 23/04/2021 12h23

A cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria do ano, nesta sexta-feira. De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros marcaram 14,4°C às 2h na estação automática do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

A marca anterior era de 15,7°C, registrado as 12h de ontem. Na noite de ontem, às 23h, a temperatura chegou a 15ºC, mas abaixou ainda mais às 2h, atingindo os 14,4ºC, valor que também foi registrado às 3h e às 5h de hoje.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) também confirmou a temperatura mais baixa do ano na cidade. Foram 13,8°C de média na cidade, sendo que em São Mateus, na zona leste, o valor foi ainda mais baixo, com 11,7°C. Até então, a menor temperatura do ano segundo o CGE tinha sido registrada ontem (22), com 14,8°C de média na cidade.

"Nos últimos dias os ventos úmidos que sopraram do oceano em direção à costa paulista de forma persistente mantiveram as temperaturas mais baixas durante as madrugadas, proporcionando sensação de frio em boa parte da capital paulista e região metropolitana de São Paulo", explica o técnico em meteorologista do CGE, Adilson Nazário.

Ainda de acordo com o CGE, para abril, a média da mínima na capital paulista é de 17,3ºC. Até ontem, a média mínima registrada na cidade foi de 16,3ºC, um grau menor.

Já a máxima média esperada no mês é de 26,4ºC, e até ontem foi de 25,1ºC, ou seja, 1,3ºC abaixo do esperado.

A menor mínima de todo o histórico do CGE da Prefeitura de São Paulo, iniciado em 2004, ocorreu em 13 de junho de 2016 quando a média na cidade ficou em 3,5°C. Também classificada como a menor do outono. Já a menor temperatura absoluta foi registrada em Capela do Socorro, na zona sul, com -0,6°C no mesmo dia.

Sol volta

Apesar das baixas temperaturas dos últimos dias, a tendência é de aquecimento no estado a partir desta sexta-feira. Segundo o Climatempo, o sol volta a predominar, com temperaturas mais altas à tarde e sensação de um pouco mais de calor.

A maior parte do estado vai seguir com tempo firme, inclusive a Grande São Paulo. Só há chance de um pouco de chuva no litoral, mas com incidência baixa. O sol também aparece mais nas praias e esquenta.

Próximos dias

Dados do Climatempo mostram que neste sábado (24), a madrugada poderá ser um pouco mais fria na cidade de São Paulo e em outras localidades do estado, podendo haver um novo recorde de menor temperatura do ano.

O tempo vai ficar firme no estado, com sol e algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. O litoral terá mais sol e a agitação no mar enfraquece. A tarde de amanhã será mais quente do que a de sexta-feira.

No domingo (25), uma frente fria vai se aproximar do estado, fazendo com que a nebulosidade aumente ao longo do dia e as pancadas de chuva voltem a ocorrer à tarde ou à noite por quase todo o estado.

Não deve chover na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, na Baixada Santista, na Mantiqueira e nem no litoral norte. A região de Campinas, Pirassununga, Ribeirão Preto e Franca também não deve ter chuva no domingo.

Já na segunda-feira (27), a frente fria chega ao estado e traz pancadas de chuva em todas as regiões.