Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de 29 anos morre dois dias depois de ser picada por jararaca em MT

Dona de casa e mãe de duas crianças foi picada por jararaca e não resistiu - Reprodução/Facebook
Dona de casa e mãe de duas crianças foi picada por jararaca e não resistiu Imagem: Reprodução/Facebook

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

03/05/2021 11h36

A dona de casa Franciele Bergamin, de 29 anos, morreu dois dias depois de ser picada no braço por uma cobra jararaca, em Vila Rica, cidade a 1.200 km de Cuiabá. O acidente com o animal, que é peçonhento, aconteceu no quintal da casa da família na última quarta-feira (28).

Franciele era casada e deixou duas filhas, um de cinco anos e uma bebê de apenas três meses. Ela era esposa de Claudinei, membro da Banda Forró Conquista, grupo musical bem conhecido na cidade.

Familiares relatam que Franciele morava com o marido e as filhas em uma fazenda, na área rural da cidade. Na quarta-feira, como era de costume, ela foi até o quintal pegar um maracujá no pé para a filha. Ao aproximar a mão da fruta foi atacada pela cobra e levou uma picada no braço.

Imediatamente a mulher foi socorrida e levada para o hospital municipal da cidade, onde foi medicada com soro antiofídico - antídoto usado para neutralizar o veneno da cobra que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada.

Porém, seu estado de saúde piorou e no mesmo dia ela precisou ser transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional de Água Boa.

Sem melhoras, a dona de casa morreu dois dias depois, na sexta-feira (30). De acordo com o hospital Franciele teve insuficiência renal aguda, choque tóxico, hipotensão e hipotermia.

jararaca - Maria Ogrzewalska - divulgação  - Maria Ogrzewalska - divulgação
Imagem de arquivo de um dos tipos de jararaca encontrados no Brasil
Imagem: Maria Ogrzewalska - divulgação

Cobra peçonhenta

A jararaca é uma das cobras peçonhentas mais comuns no Brasil e pode atingir até dois metros de comprimento. Ela possui corpo marrom com manchas escuras, que ajudam na camuflagem.

Por ser peçonhenta, além de produzir veneno, ela também possui um mecanismo para injetá-lo no ser humano ou em outros animais. Já as cobras venenosas apenas produzem o veneno, mas não têm como injetar o líquido em outros seres vivos.

A jararaca vive em ambiente preferencialmente úmido, como beira de rios ou córregos, onde também se encontram ratos e sapos. Por se alimentarem de ratos também, é comum ela se esconder em entulhos ou áreas onde há esse tipo de animal.

No Brasil, as picadas dessa espécie respondem a cerca de 90% do total de acidentes envolvendo serpentes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no primeiro parágrafo desta matéria, a jararaca é uma cobra peçonhenta, e não venenosa. O erro foi corrigido.