Topo

Esse conteúdo é antigo

Suplente de vereador do PR vítima da covid-19 também morre pela doença

Laércio Dechiche (PSB) morreu vítima de covid-19 - Arquivo Pessoal
Laércio Dechiche (PSB) morreu vítima de covid-19 Imagem: Arquivo Pessoal

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL

04/05/2021 18h35Atualizada em 04/05/2021 18h41

O vereador Laércio Dechiche (PSB), de Cruzeiro do Oeste, a 532 quilômetros de Curitiba, morreu ontem por complicações da covid-19.

Ele estava no cargo há menos de dois meses, depois que o assumiu o lugar de Leonardo Paraguai (PSB), que faleceu em 3 de fevereiro também vítima do vírus.

"Uma trágica coincidência, que nos entristece. Cruzeiro do Oeste perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos", confirmou em nota a Câmara Municipal.

Defensor da vacinação contra a covid-19 nas redes sociais, Laércio teria sido infectado enquanto cuidava da mãe em procedimentos hospitalares, segundo o primo do suplente, o empresário Antônio Toth.

"A mãe dele pegou covid-19. Ela também estava com câncer e o Laércio cuidou, o que acabou contaminando. Ele chegou a ser intubado antes de morrer", confirmou o familiar.

A vaga na Câmara Municipal agora será ocupada pelo próprio primo de Dechiche. O familiar é o segundo suplente na lista do PSB.

Diferentemente do primo, o político costuma compartilhar informações sem comprovação científica sobre a covid-19.

Em uma das postagens, Toth compartilhou um vídeo que sugere uma simulação de enterro de covid-19 por uma equipe de TV. O caso chegou a ser desmentido pelos próprios jornalistas filmados. Questionado pelo UOL, ele disse que apenas "compartilhou".

Cruzeiro do Oeste tem 1,8 mil casos confirmados e 46 mortos em decorrência da covid-19.

"Eu nunca publiquei fake news, eu compartilhei. Não foi da minha pessoa que fez isso, não criei matéria nenhuma. Uma pessoa foi lá, postou e eu compartilhei. O Facebook não está aí para compartilhar. Não estou satisfeito com essa doença e já perdi pessoas próximas", comentou.