Topo

Esse conteúdo é antigo

Cecília: "Preocupante a maior chacina do estado ser cometida pela polícia"

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 19h08

"É preocupante quando a gente percebe que a maior chacina do estado é cometida pela polícia", disse Cecília Olliveira, diretora do projeto Fogo Cruzado, no UOL News de hoje. Cecília comentou a ação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que deixou ao menos 25 mortos e se tornou a operação policial mais letal da história da cidade.

Oficialmente, até agora, a maior chacina do estado do Rio de Janeiro foi cometida por um grupo de extermínio em 2005 nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados e deixou 29 mortos. Os moradores do Jacarezinho, porém, afirmam que há mais mortos da ação de hoje que ainda não foram contabilizados.

Cecíllia comparou as duas ações e apontou falhas na forma como se tenta combater o crime na cidade.

Não adianta você achar que vai usar os mesmos métodos e resolver o problema, já não está funcionando".

Ela lembra que a realização de operações policiais nos moldes da que foi feita hoje, até os próprios policiais são colocados em risco. Hoje, um policial morreu e dois ficaram feridos.

Para a diretora do Fogo Cruzado, uma das soluções para que se reduzam as mortes é o investimento na polícia que, na sua opinião, está mal preparada.

O que a gente pode esperar de uma polícia defasada e que é usada de bucha?", questionou.

Outro ponto destacado por Cecília, foi o uso de inteligência no combate ao crime, como planejar ações com base em informações de disque-denúncia, por exemplo. A jornalista defende que isso resulta em ações mais seguras e eficazes. Ela ainda citou prisões recentes de grandes nomes do tráfico, como Elias Maluco, que aconteceram sem o uso de violência.

A Operação Exceptis, deflagrada hoje pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), teve início a partir de informações repassadas à delegacia de que traficantes vêm aliciando crianças e adolescentes para integrar a facção que domina o território, o CV (Comando Vermelho).