Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação da PF investiga desvio de medicamentos do kit intubação no Amapá

Operação Anestesia da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá - Divulgação/Polícia Federal
Operação Anestesia da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Colaboração para o UOL

07/05/2021 12h23Atualizada em 07/05/2021 12h32

A Polícia Federal realizou hoje a Operação Anestesia contra um possível esquema de desvio de medicamentos do chamado kit intubação enviados pelo Ministério da Saúde ao Amapá. Cerca de 20 agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências dos investigados, todos eles na capital Macapá.

Alguns mandados foram cumpridos na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá). Os policiais procuraram dados e documentos sobre a entrada e a saída dos respectivos medicamentos da central, que é gerida pela Secretaria estadual de Saúde.

De acordo com as investigações, apesar da CAF ter registrado o recebimento dos medicamentos pelo Ministério da Saúde, eles estavam em falta no Hospital Universitário. Parentes de internados da unidade de saúde estariam sendo orientados a comprar os medicamentos para o tratamento de seus familiares no hospital.

As investigações começaram a partir de denúncias sobre possível desvio de sedativos e bloqueadores neuromusculares que haviam sido enviados pelo Ministério da Saúde ao Amapá.

Os medicamentos são usados na intubação de pacientes com o novo coronavírus. Por causa do elevado número de infectados pela doença, houve escassez das drogas em diversas unidades de saúde do estado.

A Polícia Federal informa que se as denúncias forem confirmadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato e organização criminosa e podem pegar até 20 anos de prisão.

O UOL tenta contato com a Secretaria de Saúde do Amapá sobre a operação.