Topo

Esse conteúdo é antigo

PF cumpre 19 mandados de prisão em operação contra tráfico de drogas no Rio

Armas apreendidas em investigação que antecedeu Operação Maleficus - Divulgação/Polícia Federal
Armas apreendidas em investigação que antecedeu Operação Maleficus Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Do UOL, em São Paulo

13/05/2021 08h30Atualizada em 13/05/2021 08h37

A Polícia Federal cumpre, em conjunto com o MP-RJ (Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro), 19 mandados de prisão e 19 de de busca e apreensão em uma operação na manhã de hoje contra o tráfico de drogas no estado do Rio de Janeiro.

Chamada de Maleficus, a ação é realizada nas cidades de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Macaé e Campos dos Goytacazes e, segundo o MP, tem como alvo uma organização criminosa integrada à facção autodenominada "ADA - Amigo dos Amigos".

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Rio das Ostras/RJ. Segundo a PF, as investigações que antecederam a operação resultaram em 40 prisões em flagrante e a apreensão de 12 armas, um veículo clonado, dinheiro em espécie e drogas como maconha e cocaína.

A Polícia Federal diz que os "carregamentos contendo drogas saíam de comunidades da cidade do Rio de Janeiro, dominadas pela mesma facção criminosa que atuava em Rio das Ostras, onde passavam a ser distribuídas para outros municípios vizinhos".

Segundo nota do Ministério Público, "a associação criminosa era liderada por Fernando Lemos Gonçalves, um dos denunciados presos e, também conhecido como 'Bruxo' ou 'Mano', que gerenciava a aquisição, venda, distribuição e o armazenamento de substâncias entorpecentes em Rio das Ostras e municípios vizinhos".

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Macaé e responderão por diversos crimes, como tráfico de drogas, associação ao tráfico ilícito de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo.