Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal junto há 50 anos morre de covid-19 com 24h de diferença

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

15/05/2021 12h36Atualizada em 17/05/2021 08h27

Zenilda Muniz de Oliveira e Heitor Antonio de Oliveira Junior, ambos com 69 anos e que estavam juntos há 50, morreram de covid-19 nesta semana com menos de 24 horas de diferença. O casal foi sepultado junto. O caso aconteceu em Itanhaém, no litoral paulista, e os falecimentos foram confirmados pela família.

De acordo com informações dos familiares, Zenilda começou a apresentar os primeiros sintomas do coronavírus no começo de abril e, após a confirmação por meio de exames, foi internada no dia 19 daquele mês, segundo Sebástian Muniz de Oliveira, seu filho. Inicialmente, Heitor testou negativo para o vírus, mas passou a também ter sintomas. Novos exames mostraram que ele estava contaminado.

Quando Heitor foi internado com a covid-19, Zenilda já estava intubada e sequer soube do fato. Ele também precisou ser intubado no dia 26 de abril e chegou a ser transferido para um hospital em Santos.

O marido teve uma piora em seu estágio de saúde e foi o primeiro a morrer, na terça-feira (11). Embora a tristeza tenha tomado conta dos familiares, foi a morte de Zenilda que pegou todos de surpresa, já que ela vinha apresentando sinais de melhora. A família confirmou que ela estava pronta para ser transferida da UTI para a semi-intensiva.

"A minha mãe foi extubada, chegou a conversar alguma coisa", contou Heitor Antonio de Oliveira Neto, um dos filhos do casal.

Zenilda acabou tendo uma parada cardíaca no dia seguinte à morte do marido e também não resistiu.

Casados há 50 anos, eles foram enterrados juntos por decisão da família, já que Zenilda havia se curado da covid-19 e poderia ser velada normalmente. Como as mortes foram muito próximas, os filhos optaram por realizar o enterro dos dois ao mesmo tempo, sem o velório, porque os protocolos sanitários impediam para o caso de Heitor.

Heitor Neto relembrou a longa história dos pais. O casal se mudou para Itanhaém há mais de 40 anos. A mãe trabalhava no ramo de costura e o pai, com uma ótica que era a mais antiga da cidade.

"Tinham 42 anos de casados e 50 anos juntos porque tiveram um longo namoro e noivado", contou.

Zenilda Muniz de Oliveira e Heitor Antonio de Oliveira Junior, de Itanhaém (SP), foram sepultados juntos
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, Zenilda Muniz de Oliveira foi internada em 19 de abril, e não no dia 10. O texto já foi corrigido.