Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino que pesava 200 kg calça tênis pela 1ª vez após cirurgia bariátrica

Matheus Fetter fez cirurgia para perder peso - Arquivo Pessoal
Matheus Fetter fez cirurgia para perder peso Imagem: Arquivo Pessoal

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

17/05/2021 17h23Atualizada em 17/05/2021 22h42

O garoto Matheus Fetter, de 10 anos, conseguiu realizar o primeiro sonho depois da cirurgia bariátrica realizada em 17 de março, em Florianópolis. Pela primeira vez na vida, após perder 30 quilos, ele calçou um par de tênis.

Com 1,30 m de altura, o menino pesava 195 kg antes da redução de estômago. De acordo com a mãe, a dona de casa Gabriela Fetter, de 27 anos, apesar da simplicidade do primeiro sonho realizado, o momento representou um marco para Matheus, que vive em Chapecó, também em Santa Catarina.

"Nosso filho pôde realizar um dos seus sonhos. Ele conseguiu usar um tênis. Só Deus sabe a alegria nos olhos dele, a emoção que foi para nós. Valeu cada minuto da nossa vida. Parabéns, filho, você está lindo", escreveu a mãe nas redes sociais.

O drama de Matheus ganhou repercussão a partir de uma vaquinha online criada pela família para arrecadar dinheiro para a cirurgia bariátrica. Era a única solução encontrada para o menino viver normalmente por conta do mistério em torno da saúde do menino, que ganhava até sete quilos por semana sem nunca receber diagnóstico da causa.

Segundo a família, todos os exames para as síndromes que causam obesidade testavam negativos desde que o menino era um bebê. Um exame de genética enviado para fora do país também não apontou qualquer alteração.

A vaquinha online pretendia arrecadar R$ 70 mil, mas a família superou os R$ 100 mil. O drama ainda sensibilizou o médico Jeferson Diel, que fez o procedimento gratuitamente.

Além do valor público na plataforma virtual, foram transferidos valores não divulgados por meio de transferência bancária para dar mais conforto ao garoto.

De 7 kg por semana a menos 30 kg

Depois de dois meses da cirurgia, Matheus agora vive uma nova rotina. Acompanhado por profissionais multidisciplinares, segue a risca as dietas recomendadas. Já foram eliminados 30 kg na balança, o que possibilitou calçar o tão sonhado tênis.

"Todo mundo nota e me diz: nossa, como você já emagreceu e eu me sinto tão feliz", comentou o menino, em outra postagem.

Matheus lutava por bariátrica há anos

A família conta que começou a desconfiar de algo anormal na saúde de Matheus nos primeiros 30 dias após seu nascimento. Com apenas um mês de vida, ele já pesava 7 kg, mesmo se alimentando apenas com o leito materno.

Gabriela e o marido Jarbas Rosa, de 33 anos, possuem outros dois filhos pequenos. Nenhum apresentou o mesmo problema. A filha do meio, de três anos, pesa 10 kg. Com apenas dois anos, Matheus já estava com 43 kg.

De acordo com a família, o garoto nunca comeu em excesso, o que tornava o caso dele ainda mais curioso para a equipe médica.

Ao comentar sobre sua vida antes da cirurgia nas redes sociais, Matheus, que está no quinto ano do ensino fundamental, relatou não ter sofrido bullying na escola, mas lamentava não conseguir brincar com os amigos do colégio, sobretudo jogar futebol, a paixão do menino, que tem a Chapecoense como time do coração.

Antes de criar a vaquinha, a família lutava na Justiça para que o SUS (Sistema Único de Saúde) pagasse pela cirurgia de redução de estômago. O procedimento foi a alternativa recomendada pelos médicos para Matheus, que já tinha problemas de saúde por conta do excesso de peso, ter uma juventude como outra qualquer.