Topo

Esse conteúdo é antigo

Boto é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em praia de SC

Boto-cinza também apresentava outros problemas de saúde, segundo necropsia - Reprodução/Facebook
Boto-cinza também apresentava outros problemas de saúde, segundo necropsia Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 16h23

Um boto-cinza foi encontrado morto no domingo (16) na praia do Pontal, em Itapoá, a cerca 240 de km de Florianópolis (SC). Segundo informações divulgadas hoje pelo PMP (Projeto de Monitoramento de Praias) o animal tinha uma calcinha presa às nadadeiras.

Uma espécie de golfinho, a fêmea juvenil tinha 1,4 metro de comprimento e pesava 32 kg. Ainda no domingo foi observada a existência de uma tira de pano presa em ambas as nadadeiras peitorais.

Após a realização da necropsia durante a semana, confirmou-se que se tratava de uma peça íntima. Segundo a médica veterinária Giulia Gaglianone, o boto deve ter se enroscado com o tecido quando era menor, e conforme foi crescendo a peça foi cortando sua pele. "Quando as bordas da pele se tocaram, iniciaram o processo de cicatrização, mas a presença do pano manteve as lesões fistuladas, ou seja, abertas", disse a médica por meio do PMP.

Além da lesão causada pelo tecido, a médica verificou que o animal apresentava debilidades crônicas como magreza, pneumonia severa, parasitas nos pulmões e nas bulas timpânicas. "Exibia ainda, marcas sugestivas de emalhe em rede de pesca ao redor do rosto e do orifício respiratório (espiráculo). Amostras foram coletadas para análises complementares para confirmação da causa da morte", informou o projeto por meio do Facebook.

A nota ainda faz um alerta para o descarte incorreto de lixo como tecidos de algodão e sintéticos, que além de terem decomposições morosas, ainda podem servir de armadilha para os peixes.