Topo

Corpus Christi é feriado? Saiba a data em 2021 e se foi antecipado

Detalhe do tapete de Corpus Christi em Curitiba (PR); saiba se a data é feriado - Gel Lima/Código19/Estadão Conteúdo
Detalhe do tapete de Corpus Christi em Curitiba (PR); saiba se a data é feriado Imagem: Gel Lima/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL. em São Paulo

24/05/2021 12h59Atualizada em 24/05/2021 16h28

Todo ano surge a mesma dúvida: afinal, Corpus Christi é feriado ou não? E qual a data dele? É bom ficar atento às respostas porque a data não é como outros feriados nacionais.

Em primeiro lugar, Corpus Christi não é um feriado nacional. Assim como o Carnaval, a data é ponto facultativo na maior parte do Brasil - dessa forma, fica a cargo do empregador conceder folga ou não. É tradição, contudo, grande parte das empresas dar folga nesta data.

Outras cidades, contudo, consideram a data um feriado municipal - é o caso de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), entre várias outras. Neste caso, a folga do trabalhador deve ser respeitada por lei - ou deve ser feito um pagamento adicional caso o funcionário trabalhe na data.

Qual a data do Corpus Christi em 2021?

O feriado de Corpus Christi em 2021 irá cair na data de 3 de junho, uma quinta-feira. De novo: como o Carnaval (e a Páscoa), a data de Corpus Christi muda todo ano e não é fixa como outros feriados.

Isso ocorre porque o feriado de Corpus Christi depende da data estipulada para a Páscoa - a partir daí contam-se 60 dias para frente para definir a data do Corpus Christi.

Feriado de Corpus Christi foi adiantado?

Esse é um ponto bastante importante. Para tentar aumentar o isolamento social, algumas cidades do Brasil anteciparam o feriado de Corpus Chrsti.

É o caso, por exemplo, da cidade de São Paulo (SP). O então prefeito Bruno Covas (PSDB) adiantou diversos feriados entre o fim de março e o começo de abril.

Não só o de Corpus Christi 2021 estava na lista como também o de 2022 - ou seja, se sua empresa adotou o decreto e você folgou no fim de março, não terá direito ao feriado de Corpus Christi neste ano e nem no próximo.

É bom ficar atento porque essa foi uma medida municipal da cidade de São Paulo. Outras cidades do país também adotaram estratégias semelhantes, então é bom você checar o status da sua cidade. No caso da cidade do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, Corpus Christi não fazia parte dos feriados adiantados.