Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa se recusa a tomar vacina e morre de covid, diz prefeitura do RS

Imagem ilustrativa da campanha de vacinação contra covid; no RS, idosa se recusou a tomar imunizante e morreu de covid - RICARDO MORAES/REUTERS
Imagem ilustrativa da campanha de vacinação contra covid; no RS, idosa se recusou a tomar imunizante e morreu de covid Imagem: RICARDO MORAES/REUTERS

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

25/05/2021 18h24

Uma idosa de 77 anos, que recusou a tomar a vacina contra a covid-19, morreu pela doença em Esperança do Sul (RS), a 485 km de distância de Porto Alegre. A informação foi divulgada pela prefeitura, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, em comunicado ontem.

A mulher, que morava na localidade de Linha Paixão e não teve a identidade revelada, morreu no último domingo (23). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa assinou um termo de recusa, mas não foi informado quando isso ocorreu. O órgão destacou que a vacina "é opcional e não obrigatória" e, por isso, ela decidiu não ser imunizada.

Termo de vacina em Esperança do Sul - Divulgação/Prefeitura de Esperança do Sul - Divulgação/Prefeitura de Esperança do Sul
Segundo prefeitura, idosa de 77 anos assinou termo de recusa para tomar vacina contra a covid. Na foto, modelo de documento
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Esperança do Sul

"Sabe-se que hoje as vacinas existentes não protegem 100% a pessoa imunizada de se contaminar, porém previnem que a doença evolua para os casos mais graves, onde (sic) exigem internações e que podem levar ao óbito", explicou a secretaria.

Na nota, o órgão salientou que seguiu recomendação da SES (Secretaria Estadual de Saúde) em relação ao termo. "Medida sugerida pela Coordenadoria Regional de Saúde, este referido termo é assinado por todos os pacientes que decidem não tomarem a vacina", disse a Secretaria Municipal.

Procurada pelo UOL, a SES reforçou que não há uma orientação da Secretaria Estadual para o preenchimento de termos de recusa. "A decisão de fazer esse tipo de registro cabe a cada município, sendo que alguns preferem ter o documento como segurança de que a dose foi oferecida para aquela pessoa e houve a recusa", observou o órgão estadual.

Esperança do Sul teve 232 casos confirmados e nove mortes para a covid-19 desde o início da pandemia, conforme dados do governo estadual. Porém, segundo a prefeitura, o número de casos confirmados é maior: 255. Já o total de óbitos é o mesmo nos dois levantamentos.