Topo

Esse conteúdo é antigo

Vice-presidente do PT Goiânia e irmã morrem de covid-19 dias após a mãe

Antônio Macário era vice-presidente do PT de Goiânia - Reprodução/Facebook
Antônio Macário era vice-presidente do PT de Goiânia Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 13h18Atualizada em 26/05/2021 08h55

Antônio Macário Carlos, de 52 anos, morreu neste sábado (22) vítima da covid-19 três dias após perder a mãe, Maria Edilma Macário Carlos, de 82 anos, e um dia antes da irmã, Maria do Socorro Macário, de 56 anos, que veio a óbito ontem também vítima da doença. Ele era natural de Quixeramobim, interior do Ceará, mas tinha uma carreira política no estado de Goiás, atualmente ocupando o cargo de vice-presidente do PT em Goiânia.

De acordo com familiares de Antônio, ele estava internado em um hospital e precisou ser intubado. O seu quadro de saúde teria preocupado a mãe, que acabou sofrendo problemas cardíacos diante da situação.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.

Leonardo Macário, sobrinho de Antônio, disse ao UOL que a avó também se infectou pela doença, mas o que a levou a morte foi um infarto. "Acreditamos que foi sintomas leves, pois no resultado médico saiu como problemas cardíacos e pós covid-19".

A mãe de Leonardo, Maria do Socorro, assim como o irmão, estava internada em um hospital. Ela morreu um dia depois de Antônio.

No final de fevereiro, Antônio havia comemorado a vacinação da mãe contra a covid-19 em seu Facebook. "Hoje chegou o dia tão esperado. Obrigado meu pai por ter dado essa alegria pra nós. Agradeço todos homens e mulheres que trabalham na saúde", comentou na ocasião.

Nas redes sociais, diversos amigos lamentaram a morte de Antônio.

A prefeita da cidade de Doverlândia, Genilva (Republicanos), disse que ele era um "homem de um coração imenso, amigo, companheiro e sempre lutando por causas sociais, amava Doverlândia e sempre lutou em favor de causas da nossa população."

Ela ainda acrescentou: "Será sempre lembrado pelos seus atos, dedicação, carinho e amor ao próximo! Obrigada Macário por fazer parte de uma Doverlândia melhor e por depositar sua confiança em nós! Muitas saudades!."

A morte da mãe de Antônio também foi lamentada pela prefeitura no último dia 19.

A delegada Adriana Accorsi também deixou uma mensagem de pesar em suas redes sociais.

"Sempre foi um homem de fé, coragem e luta, sonhou e se dedicou na construção de uma sociedade verdadeiramente justa, igualitária e fraterna. Um exemplo de ser humano que se preocupava com o próximo e se indignava com as desigualdades desse nosso país", escreveu.

O Brasil alcançou ontem a marca de 450 mil óbitos. Ao todo, 450.026 pessoas morreram no país em decorrência da doença. Os dados são obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de saúde.