Topo

Esse conteúdo é antigo

Receita e PF investigam contrabando e lavagem de dinheiro em operação

A operação ocorre em dois municípios do Mato Grosso do Sul - Divulgação
A operação ocorre em dois municípios do Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

26/05/2021 09h06

A Receita Federal e a PF (Polícia Federal) retomaram a Operação Harpócrates, que investiga contrabando, descaminho de mercadorias, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, na manhã de hoje. O esforço conjunto começou em 2017.

A operação ocorre em dois municípios do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e Chapadão do Sul. Os agentes estão cumprindo um mandado de prisão preventiva, outros 14 de busca e apreensão, o sequestro de dois imóveis e de três veículos. Além disso, as contas bancárias de quatro suspeitos estão sendo checadas.

Segundo a operação, foram identificadas vendas grandes e contínuas de produtos eletrônicos importados, mas sem o registro necessário de importação. As notas fiscais apresentadas pelos investigados seriam de empresas falsas e, para os agentes, constituiriam o uso de sócios "laranjas" ou de "noteiras".

A técnica seria usada para dar uma aparência de que as vendas eram realizadas dentro das normas da lei. Os fornecedores dos produtos importados estariam no Paraguai e, supostamente, eram quitados por meio de doleiros.

A operação é composta por 62 policiais federais, oito auditores-fiscais e 12 analistas-tributários da Receita.