Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Santo André e São Bernardo do Campo decretam toque de recolher

27.mar.2021 - Hospital Pronto Socorro Central em São Bernardo do Campo (SP); cidade terá toque de recolher a partir de segunda-feira - Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo
27.mar.2021 - Hospital Pronto Socorro Central em São Bernardo do Campo (SP); cidade terá toque de recolher a partir de segunda-feira Imagem: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/05/2021 09h48Atualizada em 27/05/2021 10h23

Santo André e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, anunciaram que retomarão o toque de recolher noturno a partir de segunda-feira (31).

Nos dois municípios, que são vizinhos, o toque de recolher valerá entre 22h e 4h. Nesse período, não será permitido o funcionamento de estabelecimentos comerciais —que terão de fechar as portas até as 21h— e não haverá circulação de ônibus.

As medidas foram anunciadas na noite de ontem pelos prefeitos das duas cidades por meio das redes sociais. O objetivo é diminuir a propagação do coronavírus e evitar que seja necessário decretar o fechamentos dos estabelecimentos também no horário comercial, segundo os mandatários.

As duas cidades já haviam adotado a medida entre fevereiro e março diante do aumento na ocupação de leitos em hospitais pro causa da segunda onda da covid-19.

Testagem em massa em Santo André

Além de anunciar o toque de recolher, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), afirmou que a cidade terá testagem em massa para a covid-19 no mês que vem.

A meta, segundo o prefeito, é testar 30 mil pessoas por dia. O público-alvo da ação são pessoas com idades entre 18 e 60 anos economicamente ativas e que ainda não tenham tomado a vacina.

O objetivo é identificar pessoas que possam estar infectadas com o vírus, mas não tenham sintomas, e evitar que elas propaguem a doença.

"Vamos fazer o controle das pessoas que tenham o vírus, mas não tenham sintomas, para que elas possam ser isoladas e não se tornem vetoras. (...) Queremos evitar a terceira onda e cuidar de quem está assintomático para que não transmita o vírus para outras pessoas", declarou Serra.

São Bernardo terá barreiras para fiscalização

Em São Bernardo do Campo, o prefeito, Orlando Morando (PSDB), também anunciou que agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Polícia Militar farão barreiras pela cidade para fiscalizar o cumprimento do toque de recolher.

O prefeito não deu mais detalhes de como funcionarão essas barreiras, apenas disse que o decreto com o toque de recolher será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

Morando declarou ainda que também serão suspensas as práticas esportivas coletivas em espaços públicos e privados na cidade. Estabelecimentos que tenham saunas e vestiários —academias e clubes, por exemplo— terão de fechar esses espaços.