Topo

Esse conteúdo é antigo

Policial é investigado por derrubar ciclista com cotovelada no RJ; assista

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

01/06/2021 22h11Atualizada em 02/06/2021 14h37

Um homem foi flagrado derrubando uma ciclista na ciclovia do Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. Apesar de ter acontecido no dia 22 de maio, o episódio ganhou atenção apenas hoje, após ser compartilhado por uma promotora nas redes sociais.

O responsável pela cotovelada que derrubou as duas ciclistas foi identificado como sendo o policial civil Marius Brandão, segundo a Delegacia de Homicídios. Em nota, a Corregedoria de Polícia Civil disse que já está investigando o caso e tomará as medidas cabíveis.

O momento exato da agressão foi registrado por uma mulher que filmava o trajeto, pouco atrás de duas mulheres que pedalavam no local. A cena mostra um homem correndo e levantando o cotovelo de maneira suspeita quando passa ao lado da ciclista, que é atingida no ombro, se desequilibra, e cai em cima de outra mulher, na bicicleta ao lado.

Michele Dantas, de 49 anos, é a mulher atingida pela ciclista golpeada com o cotovelo.

Em entrevista ao UOL, a moradora de Niterói, na região metropolitana do Rio, conta que estava pedalando por volta das 10h quando o passeio foi interrompido.

cotovelada - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Homem foi filmado levantando o cotovelo de forma perigosa ao se aproximar de ciclista, que acabou caindo
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

"Foi tudo muito rápido. Ela (a outra ciclista) caiu em cima de mim, tomamos aquele susto, ela se desculpou e disse que havia levado uma cotovelada do corredor. Só quando cheguei ao meu destino foi que assisti o vídeo e verifiquei o fato", detalhou a mulher, que estava acompanhada da cunhada, Joseane, responsável pelo registro.

Michele conta sempre gostou de pedalar, mas o hobby se intensificou mais durante a pandemia. Ela costuma praticar o esporte mais perto de casa, em Niterói, mas nesse dia decidiu ir até a Urca com a cunhada.

No vídeo, é possível perceber que dois corredores passam ao lado das ciclistas segundos antes do agressor. Em seguida, o homem, que estava com os braços abaixados, levanta propositalmente o cotovelo e acerta a mulher.

Após a queda, ele segue a corrida sem nem olhar para trás. Após ser compartilhado nas redes sociais, o vídeo ganhou visibilidade principalmente em grupos de ciclistas.

"A atitude desse indivíduo é inaceitável, violência gratuita. Foi contra uma ciclista, mas poderia ser em outra situação. Não precisamos de atitudes assim, por isso postei o vídeo para gerar reflexão. Nada passa impune, dessa vez ele não deu sorte de passar batido, foi filmado", declarou Michele.

A Polícia Militar e o Programa Segurança Presente, que fortalece a ação da PM com patrulhamento a pé, em bicicleta, em motocicletas e viaturas, ainda não comentaram o ocorrido.