Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisa vai vacinar todos os moradores de Viana (ES) contra covid

Vacina da AstraZeneca será usada em meia-dose para pesquisa - Dado Ruvic/Reuters
Vacina da AstraZeneca será usada em meia-dose para pesquisa Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Gabryella Garcia

Colaboração para o UOL, de Blumenau (SC)

04/06/2021 18h56

Toda a população do município de Viana, no Espírito Santo, com idade entre 18 e 49 anos, será vacinada contra a covid-19 no próximo dia 13 de junho. O mutirão foi anunciado na tarde de hoje pelo governador Renato Casagrande (PSB), pelo secretário de saúde Nésio Fernandes e pelo prefeito do município, Wanderson Bueno (Podemos). A imunização coletiva faz parte de um estudo internacional desenvolvido para testar a eficácia da vacina AstraZeneca e foi chamado de "Viana Vacinada".

Estão aptas a serem vacinadas cerca de 35 mil pessoas que receberão meia-dose do imunizante. De acordo com a professora e pesquisadora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) Valéria Valim, estudos preliminares, em uma amostragem muito menor, mostraram que a meia-dose apresenta eficácia superior à dose padrão.

"A eficácia da dose padrão é de 62%, e a da meia-dose foi de 90%. A geral, 70%. Então, realmente a meia-dose é imunogênica", explica Valim, que também é coordenadora da pesquisa.

O projeto, que visa medir a efetividade e o impacto social da meia-dose, será coordenado pelo Ministério da Saúde e terá a participação da Fiocruz, que desenvolve a vacina, além da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), da UFES e do HUCAM (Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes).

Apesar da aplicação de uma quantidade de imunizante menor do que o padrão regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o secretário Nésio Fernandes se mostra confiante.

"Estamos convencidos de que [a meia-dose] garante segurança e eficácia, de forma que consiga garantir o resultado esperado. O projeto não afetará a distribuição das demais doses da vacina no estado nem a imunização de pessoas de outros municípios", afirma.

O secretário também explica que a lógica utilizada para atestar a eficácia de uma vacina é diferente da lógica de antibióticos ou anti-inflamatórios. No caso da vacina, a dose maior não necessariamente significa maior eficiência.

"Não estamos falando de teste. Não é uma vacina nova. É uma vacina que já foi verificada e autorizada pela Anvisa, que tem eficácia e segurança garantidas. Mas existem estudos que sugerem um desfecho favorável para uso da dose ajustada."

Otimização da vacina

A coordenadora da pesquisa, Valéria Valim, afirmou que um dos motivadores do projeto de pesquisa foi a necessidade de uma vacinação em massa, para que a transmissão do vírus seja interrompida.

"Temos um grande número de pessoas, mais de 5 bilhões em todo o mundo, sem acesso à vacina. Mesmo que neste ano ainda tenhamos uma cobertura maior, será difícil. Por isso, a otimização da vacina é muito importante."

O agendamento para a vacina será feito de forma on-line, pelo site www.vianavacinada.saude.es.gov.br, que deverá ser lançado no domingo (6). Cerca de 35 mil pessoas estarão aptas a ser vacinadas, e a meta é atingir uma cobertura vacinal de ao menos 85%, uma vez que a imunização será optativa. A vacinação não é recomendada para pessoas que apresentem sintomas de gripe, ou então que tenham sido infectadas pela covid-19 nos últimos 28 dias.

Além de assinarem um termo de ciência de participação na pesquisa, os habitantes de Viana também responderão um questionário de possíveis efeitos colaterais após um ano e serão avaliados 28 dias após as doses, e também após três, seis e 12 meses.

Da mesma forma que acontece com a dose padrão, a meia-dose necessita de duas aplicações, com o mesmo intervalo de 12 semanas. Caso seja verificado que o resultado esperado não atinja as expectativas, será aplicada na população uma terceira dose de reforço.

Para ter acesso à vacina, será utilizado o critério do domicílio eleitoral como forma de comprovação de residência em Viana.

No total, serão 35 locais de vacinação, totalizando 178 salas e contando com o apoio de 260 vacinadores. Os locais de vacinação serão definidos de acordo com as seções eleitorais, e o horário será das 8h às 17h.