Topo

Esse conteúdo é antigo

PMs que abordaram youtuber negro desconfiaram dele por 'gesticular muito'

Abordagem policial viralizou nas redes sociais - Reprodução/Facebook
Abordagem policial viralizou nas redes sociais Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 14h52Atualizada em 08/06/2021 14h52

Os policiais militares investigados pela abordagem do youtuber e ciclista Filipe Ferreira foram ouvidos pelo Ministério Público de Goiás em audiência por videoconferência realizada na tarde de ontem. Os dois agentes foram ouvidos pelo promotor e afirmaram que o rapaz parecia "oferecer risco".

Segundo nota do MP-GO enviada ao UOL, os policiais alegaram que "seguiram os procedimentos padrões preconizados pela Polícia Militar" e que "apontaram a arma para o ciclista por entenderem que oferecia risco à integridade física dos dois, pois estava gesticulando muito com as mãos."

A instituição ainda informou que os agentes "temiam que ele [Filipe] pudesse pegar algum objeto para agredi-los, pois apresentaria descontrole."

O ciclista também foi ouvido pelo MP e confirmou a abordagem truculenta. Ele ainda disse que ficou algemado entre 20 a 30 minutos e que, neste período, sofreu intimidações.

Filipe também disse que está traumatizado e que teme sofrer retaliações.

As investigações estão encerradas e os quatro promotores de Justiça estão analisando as provas para definir se será oferecida denúncia ou promovido o arquivamento.

O caso

Um vídeo gravado por Filipe, que tem um canal no Youtube onde mostra manobras na bicicleta, mostrou a abordagem policial na orla do Lago Jacob, na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Nas imagens, dois policiais militares abordam o atleta de forma truculenta enquanto ele treinava manobras no local.

Ele não quis gravar entrevistas após o incidente, mas revelou medo com a situação após contato telefônico com a Globo News. Na ocasião, o policial desceu do carro e apontou a arma para o youtuber, ordenando que ele colocasse a mão na cabeça.

O atleta questionou o motivo da abordagem e o policial afirmou, aos gritos, que se ele não obedecesse às suas ordens seria preso. Filipe chegou a tirar a camiseta para mostrar que não está carregando nenhum objeto, mas ainda assim acabou sendo algemado. "Algemar?", questionou Filipe. "Algemar. Resiste aí pra você ver o que vai acontecer contigo", disse o policial.

Os dois discutiram mais durante a abordagem e, após colocar as algemas no atleta, o policial apreendeu a câmera de Filipe e encerrou a gravação.

Nas redes sociais, ele escreveu que "estava apenas pedalando" e gravando as manobras para o seu canal no YouTube.

"Não entendi o porquê apontava a arma pra mim como se fosse disparar a qualquer momento. Realmente não entendi nada", escreveu. "Fiquei me perguntado se eles me abordaram por conta da cor da minha pele ou se eu realmente tinha feito algo que precisou até de algema."