Topo

O que se sabe sobre a ação da polícia em que Lázaro Barbosa foi morto

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 12h40Atualizada em 28/06/2021 20h43

O suspeito de matar uma família no Distrito Federal e de cometer outros 30 crimes, Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, foi morto hoje durante ação policial em Águas Lindas de Goiás (GO). Ele foi procurado pela polícia durante 15 dias e já havia sido condenado anteriormente por homicídio, na Bahia.

Durante as buscas, a polícia usou disque denúncias, mas, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Goiás, 95% dos 5,3 mil contatos não contribuíram com as investigações. Nem o aplicativo Brasil Mais Seguro recebeu informações que contribuíram.

Veja abaixo o que se sabe até agora sobre a força-tarefa da polícia que capturou e matou Lázaro:

Onde e como ocorreu a ação?

Por volta das 21h de ontem, moradores do Setor Itamaracá, bairro de Águas Lindas de Goiás, afirmaram ter visto Lázaro e chamaram a polícia. Então, os agentes montaram um cerco com apoio de helicópteros e cães farejadores. Segundo o diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, Lázaro teria sido morto após resistir à prisão.

Qual a causa da morte de Lázaro?

Ainda não sabe. O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) para investigação, onde será feita autópsia para identificar a causa da morte.

Segundo fontes policiais, que tiveram acesso as fotos do corpo de Lázaro, ele foi atingido por mais de dez tiros da cintura para cima, incluindo a cabeça.

Lázaro estava armado?

Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, Lázaro estava armado com uma pistola.

Houve registro de policiais feridos?

Durante a força-tarefa que capturou e matou o suspeito, não houve policial ferido. "Na hora da abordagem, ele descarregou a pistola e não tivemos outra alternativa a não ser revidar", disse Miranda.

Quem participou das ações?

Segundo a SSP de Goiás, a busca por Lázaro envolveu mais de 270 agentes das polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, a Polícia Federal e Rodoviária Federal, além da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e o Corpo de Bombeiros Militar.

A maioria dos casos em que Lázaro é investigado é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Ele passou a ser procurado no dia 9 de junho após matar uma família em Ceilândia (DF). Ele também era procurado por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.