Topo

Esse conteúdo é antigo

'Quero a guarda do meu filho', diz mulher que abandonou bebê no RJ

Menino foi encontrado perto de uma lixeira no Complexo do Alemão  - Reprodução
Menino foi encontrado perto de uma lixeira no Complexo do Alemão Imagem: Reprodução

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2021 15h09Atualizada em 28/06/2021 15h09

A Polícia Civil do Rio de Janeiro ouviu hoje familiares de uma mulher que abandonou o filho recém-nascido perto de uma lixeira no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A mãe, que teve o nome preservado, disse que a decisão de deixar o bebê foi "um ato de desespero".

Ela se disse arrependida e afirmou que quer ter a guarda do filho. No momento, o bebê está sob cautela do estado e o serviço de Assistência Social do hospital está responsável pelos cuidados. O Conselho Tutelar também foi acionado.

Além da mulher, alguns familiares da criança também prestaram esclarecimentos para os agentes da 22ª DP (Penha).

O recém-nascido, que ainda estava com cordão umbilical, foi encontrado perto de uma escola da comunidade carioca por um gari que retirava o lixo. Testemunhas contaram que a bolsa onde estava o bebê quase foi colocada no caminhão da empresa que realiza a limpeza da cidade.

A mãe do bebê, que tem outros cinco filhos, teria escondido a gravidez inclusive do marido e da família, por não ter condições de cuidar de mais uma criança.

"Foi um período complicado, algumas pessoas até desconfiaram, mas eu negava, sempre escondia. Eu tive ele, tive essa atitude, mas me arrependi, só Deus sabe. Quero ir no hospital e falar que quero a guarda do meu filho. Eu estava com dificuldades pra criar ele, no ato de desespero pensei nisso", argumentou a mulher em entrevista ao UOL.

Os garis que faziam a limpeza da região viram o momento em que ela deixou a bolsa, com o recém-nascido escondido dentro, e estranharam a cena. No momento em que a equipe jogava os sacos de lixo para o caminhão, um deles decidiu abrir e encontrou o bebê.

Bebê segue internado

O primeiro a ver o bebê foi o gari Alan Almeida Costa. Ele também esteve hoje na delegacia para prestar depoimento.

"A moça abandonou a criança na escola e tinha uma lixeira. Foi tudo muito rápido, ainda bem que decidi abrir a bolsa e vi a criança. Ali tem cachorro vira-lata, podiam ter pego a criança. Ou uma outra pessoa também com intenção ruim podia ter pego". contou ele ao UOL.

Alan disse ainda que por ser pai de 6 crianças ficou comovido com ao encontrar o bebê abandonado.

"A criança estava em bom estado, ainda estava com cordão umbilical. Ver aquilo foi uma experiência ruim, mas fiquei muito emocionado por ter conseguido resolver. Graças a Deus deu tudo certo. Trabalho há 14 anos como gari e nunca presenciei nada assim".

O bebê segue internado no Hospital Municipal Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte. Alan conta que logo após o bebê ser resgatado algumas pessoas demonstraram interesse em levá-lo do local, mas ele resistiu aos apelos.

"Todo mundo apareceu, querendo levar a criança como se fosse um objeto, eu não entreguei. Só depois de muito tempo que uma senhora que faz parte da família que reconheceu e levou ele pra tomar um banho", finalizou.

O delegado titular da 22ª DPª (Penha), Wellington Vieira, disse os pais da criança procuraram uma viatura da Polícia Militar na comunidade para informar sobre o que tinha acontecido.

"A polícia agora aguarda o boletim de atendimento médico e vamos fazer um laudo pra verificar as condições físicas dele (do bebê). Parece que ele está bem, se for assim a mãe vai responder pelo crime de abandono de incapaz", informou.

Com relação a mulher, Vieira disse que por enquanto ela não corre o risco de ser presa porque "procurou a delegacia e confessou o que fez", mas que irá responder pelo crime.

"Ela cometeu um ato grave e agora vão fazer todo um estudo pra verificar se ela tem condições, mas é claro que a última palavra é do Judiciário", finalizou.