Topo

Esse conteúdo é antigo

Declaração escrita há 40 anos é achada em parede de escola durante obra

Declaração escrita há 40 anos foi descoberta durante uma reforma em uma escola de idiomas em São Vicente (SP) - Reprodução Facebook
Declaração escrita há 40 anos foi descoberta durante uma reforma em uma escola de idiomas em São Vicente (SP) Imagem: Reprodução Facebook

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 09h57

Uma declaração escrita há 40 anos foi descoberta na parede de uma escola de idiomas em São Vicente (SP) durante uma pintura. O administrador da escola, Marcelo Omena, foi quem achou a mensagem e compartilhou nas redes sociais no último sábado (26).

"Se a chuva representasse o amor, só mesmo um maremoto diria o que sinto por você", diz a mensagem destinada a "Ki Suco" e assinada pela "Ruiva". Ao UOL, Omena contou que como a escola está com aulas online devido à pandemia do coronavírus ele estava com "tempo ocioso" e decidiu pintar a parede de uma das salas.

"A parede estava estufada e comecei a raspar a tinta da parede. Na verdade eu tinha curiosidade em descobrir as cores que foram usadas no imóvel e aí achei a mensagem", disse ele.

A mensagem está sobre uma tinta cinza. Ele acredita que na parede tenha sido passada uma seladora, usada para segurar a tinta e não esfarelar, o que teria preservado o escrito.

Recado na parede - Reprodução Facebook - Reprodução Facebook
Recado escrito na década de 1980 e que foi encontrado durante uma reforma em uma escola em São Vicente (SP)
Imagem: Reprodução Facebook

Ele contou que identificou apenas um dos personagens, o destinatário, Fábio Blume, que mora em São Vicente e tem o apelido de 'Ki-Suco' por ter sido garoto propaganda da marca nos anos 1980. Fábio não teria sido aluno da escola, apenas a autora do recado, que ainda não foi identificada.

Omena suspeita que a mensagem foi escrita no último dia de aula (a data na parede é de 19.12.1981) e diz que postou as imagens por ter achado a frase "meio sem sentido". "Eu nem entendi muito o recado. Mas, poesia não tem lógica, né?", diz ele.

Com a repercussão, ele pretende passar um lápis para reforçar o escrito e fazer um recorte em volta para preservar a mensagem.