Topo

Esse conteúdo é antigo

Falso policial que posava fardado nas redes sociais é preso no RJ

Thierry Martins de Carvalho chegou a comemorar 9 anos na Polícia Civil em suas redes sociais - Reprodução/Instagram
Thierry Martins de Carvalho chegou a comemorar 9 anos na Polícia Civil em suas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2021 18h26Atualizada em 29/06/2021 18h26

Um homem que se passava por policial civil nas redes sociais foi preso hoje pela própria corporação. Os agentes da 19ª DP (Tijuca) localizaram o investigado, identificado como Thierry Martins de Carvalho, no bairro do Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Até o momento o falso policial está sendo investigado por usurpação de função pública, mas o delegado Gabriel Ferrando, titular da 19ª DP (Tijuca), onde o caso foi registrado, explica que a equipe ainda procura saber se a identidade inventada servia para outros crimes.

"Queremos compreender o que está por trás dessa atividade dele, se é só essa coisa de rede social ou se tem algo a mais, tipo interesses econômicos ou golpes e por aí vai. Ele estava na posse de um tipo de medicamento, que será periciado, e se der resultado como algo proibido ela irá responder", explicou.

Com Thierry, os policiais encontraram inúmeras armas de airsoft, que são simulacros de armas de fogo, além de coletes e outros equipamentos operacionais que, segundo investigação, o suspeito utilizava para caracterizar as postagens. Ainda não foi confirmado se os uniformes eram verdadeiros ou réplicas.

armas e uniforme apreendidos - Reprodução/Polícia Civil do RJ - Reprodução/Polícia Civil do RJ
Armas falsas e mochilas e uniformes camuflados foram apreendidos pela Polícia Civil do RJ
Imagem: Reprodução/Polícia Civil do RJ

Em suas redes sociais, o investigado chegou a escrever uma comemoração pelos 9 anos trabalhando na Polícia Civil.

"Feliz 9 anos de carreira. 9 anos na maestria na corporação", escreveu o homem, acompanhando a mensagem com uma foto em que usava um colete e uma arma falsa.

Em outra publicação, Thierry especificava que seria um agente da Coordenadoria de Recursos Especiais - grupo de elite da Polícia Civil. Ele também marcava na localização a Delegacia de Homicídios, fingindo estar na especializada.

Ao ser preso, ele confessou que se passava por agente por ter admiração pela carreira policial.

"As investigações prosseguem para apurar a real motivação e a eventual existência de pessoas que possam ter sido de alguma forma alvos de constrangimento pela atuação do suspeito, já que foram identificados registros de ocorrência contra ele, de que o mesmo ameaçava pessoas apresentando-se como agente público", disse a Polícia Civil.

De acordo com o delegado Ferrando, o crime de usurpação de função pública não cabe prisão e, por isso, Thierry foi solto.

Pelas redes sociais, o investigado chegou a publicar uma mensagem dizendo que a prisão dele era mentirosa e postou a foto de uma pizza para mostrar que estava em casa. "Só para comunicar que isso que estão acontecendo é fake, ok? Algum 'amigo', né? Querendo me derrubar, mas só para esclarecer", escreveu ele.

Ao UOL, o delegado explicou que a Polícia Civil chegou até Thierry através das investigações de outras denúncias.

"Através de outras investigações nos deparamos com esse perfil. Denúncias e outras investigações, sobre outros fatos nos levaram ao seu perfil. A situação dele pode agravar. A coisa pode não ficar só na usurpação. As investigações estão só começando", finalizou Ferrando.

Procurado pelo UOL, Thierry Martins não retornou o contato até o momento da publicação da matéria.