Topo

Esse conteúdo é antigo

Instalação de bandeira do Brasil em condomínio gera briga entre moradores

Bandeira foi idealizada por general de reserva que mora no condomínio e dividiu pagamento com grupo de 30 vizinhos - Reprodução/Arquivo Pessoal
Bandeira foi idealizada por general de reserva que mora no condomínio e dividiu pagamento com grupo de 30 vizinhos Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Nathalia Zôrzo

Colaboração para o UOL, em Brasília

29/06/2021 15h57Atualizada em 29/06/2021 15h57

A instalação de um mastro com a bandeira do Brasil em frente a um condomínio de Sobradinho II, no Distrito Federal, foi motivo de polêmica entre os moradores nos últimos dias.

A estrutura foi erguida no dia 2 de junho na entrada do condomínio Vivendas Bela Vista, que reúne mais de 700 casas, por iniciativa de um dos moradores, um general da reserva. Haroldo Assad Carneiro conta que reuniu 30 vizinhos que também gostaram da ideia e o grupo dividiu o valor total da obra, orçada em R$ 2.700. Mas tudo mudou quando um outro grupo de condôminos se reuniu contra a ideia.

"No início, a administração do condomínio estava até nos apoiando. Mas, quando o alicerce ficou pronto, um pequeno grupo de moradores entregou um abaixo-assinado, exigindo que o mastro não fosse colocado. Eles alegaram que a Bandeira Nacional vem sendo usada como propaganda do Governo Federal. Eu não compreendo que alguns brasileiros possam não gostar da Bandeira do Brasil", afirmou Haroldo.

Em um primeiro momento, a administração do condomínio decidiu suspender a instalação e consultou a Administração Regional de Sobradinho II - uma espécie de prefeitura, já que no Distrito Federal não existem municípios. O órgão, que é o responsável por disciplinar a ocupação da área pública de uso comum, decidiu que a bandeira, instalada fora da área privativa do condomínio, poderia ficar.

Mesmo com a decisão do governo, o síndico convocou uma assembleia geral extraordinária com os moradores para deliberar sobre a retirada do mastro. Foi feita uma votação e o placar ficou em 96 votos pela manutenção e 85 contra.

Para o servidor público Claudio Valério, o problema não foi a instalação da bandeira, mas sim a decisão de montá-lo sem consultar os outros moradores. "Houve clara violação à convenção do condomínio. Não é uma questão de sermos ou não patriotas. Como podem questionar a brasilidade de qualquer um que seja e de se acharem mais que os outros, quando a questão, está evidente, é nada mais que uma agressiva motivação política?", critica o servidor.

Ele e um grupo de moradores também contestam a validade da autorização da Administração Regional de Sobradinho, que acreditam ser ilegal porque foi concedida sobre área já ocupada pelo condomínio e de forma onerosa, oprimindo os condôminos que não concordam com a instalação.

Procurado pelo UOL, o síndico do condomínio não quis ceder entrevista, mas disse garantiu que o assunto está pacificado.

A bandeira está hasteada em um mastro de 12 metros, concretado em um canteiro central em frente às portarias de acesso ao condomínio. A estrutura conta até com um refletor que funciona com energia solar, automaticamente.