Topo

Esse conteúdo é antigo

Moradores de Florianópolis têm casas 'engolidas' por areia de dunas

Areia das dunas de Florianópolis invade território ocupado por residência - Reprodução/NSC TV
Areia das dunas de Florianópolis invade território ocupado por residência Imagem: Reprodução/NSC TV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 13h35

Duas casas foram interditadas pela Defesa Civil de Florianópolis (SC) devido às condições de risco causada pela areia das dunas, que invade as residências dia após dia e já chegou a derrubar um portão.

Segundo imagens da NSC, afiliada da TV Globo na região, quantidades abundantes de areia invadiram cômodos das casas, que já foram interditadas em maio de 2017 e agora passam pela mesma situação.

"Tudo o que eu tenho está investido aqui e se eu abandonar a minha casa eu vou perder tudo o que eu tenho. É muito triste, desesperador, né. Mas creio que alguma solução vai ser tomada e que eu consiga não ter um dano como eu já tive", disse Denise Guimarães Santana, moradora que teme o avanço das dunas.

Areia já invadiu cômodos e derrubou portão - Reprodução/NSC TV - Reprodução/NSC TV
Areia já invadiu cômodos e derrubou portão
Imagem: Reprodução/NSC TV

Além da cozinha, a areia já bloqueou uma rua do bairro e derrubou um portão, que não suportou o peso.

"Se não cuidar, daqui uns três ou quatro meses a areia já vai estar ali na frente. Não queremos isso porque passamos por muito sacrifício pra construir", disse a moradora Maria Lemos Ferreira, à NSC.

A região foi interditada em 2017 pela Defesa Civil, que com a ajuda da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) da cidade, removeu o sedimento para um local adequado. Um laudo geológico da época também já apontava os riscos de uma futura retomada do avanço.

"Identificamos que [a interdição] era necessária para a realocação do sedimento, construímos isso junto com a Floram, e fizemos a realocação desse material e agora estamos vivendo o mesmo problema", falou o agente da Defesa Civil Mario Alberto Leal.

Em nota à emissora, a prefeitura de Florianópolis disse que acompanha o avanço das dunas junto à Floram, e garante que está alinhando as medidas de intervenção para garantir a segurança dos moradores e do meio ambiente.

A Secretaria de Assistência Social disponibilizou um hotel às famílias afetadas, mas elas optaram por ficar em casas de parentes.