Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança se esconde em geladeira para fugir de incêndio em MT; mãe foi presa

Para se proteger do fogo, criança se escondeu na geladeira durante incêndio em residência em Cuiabá  - Reprodução/Policia Civil
Para se proteger do fogo, criança se escondeu na geladeira durante incêndio em residência em Cuiabá Imagem: Reprodução/Policia Civil

Do UOL, em São Paulo

12/07/2021 10h28Atualizada em 12/07/2021 16h37

Uma criança de 2 anos escapou de um incêndio em Cuiabá, no Mato Grosso, se escondendo na geladeira. O garoto estava em casa sozinho e foi resgatado por vizinhos. O incêndio aconteceu em uma casa do bairro Altos da Serra, na madrugada da última sexta-feira (9), e a mãe dela, que a deixou sozinha, foi presa.

Moradores perceberam as chamas no imóvel e utilizaram baldes para conter o fogo. A criança foi levada segura pelo Conselho Tutelar de Cuiabá. Ao UOL, a conselheira Jucilene Xavier informou que recebeu uma ligação do dono do imóvel, que é alugado, seguindo rapidamente para o local devido à presença da criança.

Quando entraram na residência, os vizinhos acharam o garoto escondido na gaveta da geladeira. Ele não ficou ferido e após a chegada de Jucilene, ele foi encaminhado para cuidados médicos.

"A primeira coisa que a gente tem que fazer é averiguar e levar essa criança para uma unidade de saúde", contou a conselheira em entrevista para o UOL.

Ela disse que após os resultados dos exames, nem mesmo fumaça foi constatado nos pulmões do garoto. Então, ela seguiu para os próximos trâmites de cuidado do menor como registro de BO, corpo de delito e averiguação de familiares que possam cuidar do garoto.

De acordo com a Deddica (Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Polícia Civil), a mãe, de 20 anos, tinha ido a uma festa e deixou o filho dormindo. A suspeita é de que um curto-circuito no ventilador tenha iniciado o incêndio.

Conforme informou a conselheira, a mãe da criança passou por audiência de custódia na tarde de ontem. A juíza entendeu que a mulher deve responder em liberdade por abandono de incapaz e perdeu a guarda da criança.

Hoje, vizinhos e familiares da criança devem prestar depoimento sobre o caso. O garoto está sob a guarda do Conselho Tutelar. O pai não morava com a família.