Topo

Esse conteúdo é antigo

Impostora que chefiava UTIs fez medicina na Bolívia e não revalidou diploma

Falsa médica foi flagrada pela verdadeira em Nova Iguaçu - Reprodução de vídeo
Falsa médica foi flagrada pela verdadeira em Nova Iguaçu Imagem: Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 20h15Atualizada em 20/07/2021 13h17

Uma mulher suspeita de se passar por outra médica e chefiar duas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) se formou em medicina na Bolívia e não chegou a revalidar o diploma no Brasil.

Bruna Carla Oliveira Sozim foi presa na quarta-feira (14) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ela foi filmada trabalhando no hospital particular Prontonil, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pela verdadeira profissional que teve o nome e o CRM roubados: Bruna Carolina Rodrigues.

"Olha aqui pessoal, falsa médica se passando por mim. Bruna Carolina Rodrigues, com o meu CRM no hospital particular Prontonil. Vê se pode isso, dentro de uma UTI particular? Médica falsa. Com o meu CRM. Tive que sair do meu trabalho, no hospital São José em Duque de Caxias para cá por denúncia anônima. Falsa médica aqui com meu carimbo", diz a médica no vídeo.

A impostora foi presa em flagrante e teve a prisão preventiva pedida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No entanto, a Justiça entendeu que a medida não era necessária.

Já o hospital Prontonil explicou através de nota que a falsa médica nunca fez parte do quadro clínico da unidade. De acordo com o hospital, um coordenador médico de CTI foi contratado neste mês e o profissional foi o responsável pelas contratações para o setor que foram validadas pela direção.

"Acontece que no dia 14 de julho no período da noite, fomos surpreendidos pela dra. Bruna Carolina Rodrigues nos informando que teria uma falsa médica no plantão de um dos nossos CTIs usando toda documentação dela para atuar como médica plantonista coringa", detalha a unidade.

Ainda de acordo com a nota enviada, o coordenador contratado já havia trabalhado com a médica Bruna Carolina Rodrigues, vítima da falsificação. "Provavelmente o mesmo ficou com toda a documentação dela, passando para essa outra Bruna".

A médica impostora apresentou na delegacia um diploma confirmando que era formada em Medicina na Bolívia e afirmou que ainda não havia conseguido validar sua situação no Brasil.

"Reiteramos que todas as medidas legais cabíveis já foram tomadas, com queixa-crime contra o médico coordenador, e intensificamos a segurança na entrada de todos os médicos do hospital com acesso eletrônico e digitais", concluiu a direção do hospital.

Segundo o delegado Celso Gustavo Castello Ribeiro, da Delegacia de Nova Iguaçu, a falsa médica foi presa em flagrante pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. "Ela já está solta", disse o delegado ao UOL. "As investigações seguem em andamento para apurar outras infrações e/ou envolvimento de outras pessoas".