Topo

Esse conteúdo é antigo

PM aborda trio de adolescentes e agride os dois negros do grupo, em GO

Segundo um dos jovens, PM o agrediu por imitação de barulho de sirene - Reprodução/TV Anhanguera
Segundo um dos jovens, PM o agrediu por imitação de barulho de sirene Imagem: Reprodução/TV Anhanguera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2021 19h38

Dois adolescentes negros, ambos de 14 anos, foram agredidos ontem por policiais militares de Aruanã, a cerca de 320 km de Goiânia (GO). Os dois estavam ouvindo música na companhia de um amigo branco, também adolescente, com quem um dos policiais apenas conversou. A abordagem foi gravada em vídeo por uma câmera de segurança de um guarda-barcos, que pertence ao pai de um dos garotos.

Nas imagens, é possível ver que, em um primeiro momento, um dos dois policiais militares fica distante, enquanto o outro conversa com o adolescente branco. Em seguida, ele se dirige a um segundo garoto, negro, que permanece sentado durante a aproximação. Pouco tempo depois, o jovem recebe um tapa no rosto.

O terceiro garoto, também negro, que até então apenas assistia à movimentação, é agredido na sequência e é empurrado pelo mesmo policial para dentro do comércio. Nenhum dos adolescentes reagiu às agressões e o segundo policial não interferiu na ação do colega.

À TV Anhanguera, afiliada da TV Globo na região, um dos jovens, disse que ele e o colega só apanharam porque são negros. Ele diz ainda que uma mulher em um carro teria filmado a ação de outro ângulo, mas afirma que o policial a obrigou a apagar a gravação do celular.

Sobre o que teria motivado a abordagem, o jovem diz que estava ouvindo uma música com som de sirene e o policial achou que era ele quem estava imitando o som do alerta da viatura. "Era uma música que tava rodando, a música tinha uma sirene", conta a vítima.

O dono do estabelecimento, pai de um dos agredidos, se diz indignado com a postura dos policiais e afirma que os adolescentes estavam apenas na calçada, sem fazer nada de errado.

"Eles [os PMs] podiam vir dar uma advertência, dar uma 'brigada', alguma coisa assim. Me procurar, o responsável, falar pra tomar uma atitude. Não chegar do jeito que chegaram. Meu filho não é ladrão, não é psicopata, não é nada", diz o homem, que preferiu não se identificar.

A família de um dos adolescentes registrou um boletim de ocorrência na delegacia na manhã de hoje. Em nota, a PM de Goiás afirmou ter afastado o agente que aparece nas imagens de suas funções operacionais e que abriu procedimento administrativo disciplinar para investigar o ocorrido.