Topo

Esse conteúdo é antigo

SP amanhece com 8ºC e pode ter mínima de 5ºC; PR e SC ficam abaixo de 0ºC

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 06h57Atualizada em 19/07/2021 13h26

A cidade de São Paulo terá uma semana com sol, mas isso não significa calor. Na manhã de hoje, a cidade registrou temperatura média de 8ºC. Nos bairros de Capela do Socorro e Marsilac, no extremo sul da capital, as temperaturas chegaram a 2ºC e 1ºC, respectivamente. Os termômetros não devem superar a máxima de 19ºC hoje.

No Sul, Paraná e Santa Catarina registraram temperaturas negativas, com destaque para a cidade paranaense de General Carneiro, que chegou hoje a -5,4ºC, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), que colhe dados da região. Porto Amazonas chegou a -3ºC.

Em Santa Catarina, Monte Castelo marcou -4ºC, também de acordo com o Ciram. Maravilha, Três Barras, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Caçador registraram -3ºC.

Mais cedo, perto de São Joaquim, os flocos de neve cobriram de branco uma mata de pinheiros localizada no Vale do Cruzeiro.

Previsão

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), o tempo em São Paulo segue seco e ensolarado ao longo do dia, mas a sensação geral deve ser de frio na região metropolitana. Os índices de umidade podem atingir valores próximos aos 30% no período da tarde.

Nos próximo dias, a chegada de uma massa de ar polar causa acentuado declínio das temperaturas. Esse sistema também deixa o tempo seco e estável, o que agrava os problemas com os baixos índices de umidade, qualidade do ar e formação de queimadas no decorrer da próxima semana.

A terça-feira (20) deve começar gelada com termômetros oscilando em torno dos 5°C. Amanhã, o sol deve predominar, mas a sensação de frio deve persistir, já que as temperaturas máximas não devem superar os 18°C e a umidade relativa do ar pode atingir valores próximos aos 30%.

Veja a temperatura prevista para a próxima semana em São Paulo, segundo o Jornal do Tempo, da Somar Meteorologia:

Hoje (19): 8ºC a 19ºC
Terça (20): 5ºC a 18ºC
Quarta (21): 7ºC a 22ºC
Quinta (22): 11ºC a 21ºC
Sexta (23): 12ºC a 23ºC