Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia quase colide com barco em SC: 'Arrepiou dos pés a cabeça'

Autora do vídeo disse que não se assustou com a presença do animal - Reprodução/Instagram
Autora do vídeo disse que não se assustou com a presença do animal Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/07/2021 19h39

Uma família que fazia um passeio de barco no domingo (25), em Balneário Barra do Sul, ao norte de Santa Catarina, se surpreendeu com a aproximação de uma baleia que quase colide com sua embarcação.

Apesar de não terem se assustado com o animal, a costureira Milene de Oliveira Casagrande e o instalador de antenas Valnei Casagrande precisaram acalmar as filhas, que estavam gritando.

"Falei para as meninas se acalmarem porque estávamos de colete e elas não precisavam se preocupar", disse Valnei à TV NSC, afiliada da TV Globo na região.

Há um motivo para que a baleia estivesse tão próxima do barco da família. De acordo com o diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, é possível que ela estivesse procurando por alimento.

"Houve uma diminuição do crustáceo, que é o principal alimento da jubarte, e, por isso, estamos vendo muitas baleias magras aqui no Brasil. As águas de São Paulo e Santa Catarina são lugares com uma produtividade pesqueira maior", diz ele, à TV.

Diferentemente das duas filhas, Milene saiu do passeio com um sorriso satisfeita por ter visto a baleia de perto. "Ela veio justo em nossa direção, pra dizer 'oi, eu tô aqui e quero dar um oi pra vocês'", diz a costureira, que acrescenta: "Foi um prazer ver porque a natureza é maravilhosa, um espetáculo, arrepiou dos pés a cabeça", encerrou.