Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê vai parar na UTI após município ficar 15h sem eletricidade, em GO

Cibele, de 11 meses, tem cardiopatia e já passou por sete cirurgias - Reprodução/TV Anhanguera
Cibele, de 11 meses, tem cardiopatia e já passou por sete cirurgias Imagem: Reprodução/TV Anhanguera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/08/2021 23h36

Uma bebê de 11 meses, que nasceu com problema no coração e precisa de um aparelho elétrico para respirar, está em estado gravíssimo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Hugol, em Goiânia, após sofrer um ataque cardíaco em virtude da queda de energia elétrica em Piranhas (GO), na última sexta-feira (30).

Cibele nasceu com 8 meses e somente a três dias do parto foi diagnosticada com cardiopatia. Desde então, ela passou por sete cirurgias e ficou em casa em apenas um dos meses que tem de vida.

Graziella Ribeiro de Souza, a mãe de Cibele, relata momentos de aflição quando percebeu que a traqueia da criança havia entupido. "Na hora que a energia acabou, ela dormiu novamente. Ela acordou mais ou menos 1h, foi onde ela começou a tossir, aí a traqueia dela entupiu e foi onde não tinha energia pra eu poder aspirar. Aí fui às pressas com ela para o hospital", descreve a mãe, em depoimento à TV Anhaguera, afiliada da TV Globo na região.

Ela correu para o hospital mais próximo, onde Cibele teve uma parada cardiorrespiratória e foi reanimada pelos médicos. "Não é a primeira vez que acontece, tem queda de energia direto", diz ela, que ainda não sabe quando a filha deixa o hospital. "A informação que eu tenho agora é que o estado de saúde dela é muito grave e que os médicos só sabem o que vão fazer quando ela estabilizar e fizerem os exames", conta a mãe.

No total, foram 15 horas sem energia elétrica na região. Em nota, a Enel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disse que a interrupção foi causada por um problema no transformador e que resolveu o problema às 14h. Também informou que o imóvel de Graziella não consta no sistema como "cliente sobrevida", condição em que é informada a existência de pessoas que dependem de aparelhos elétricos para sobreviver.