Topo

Esse conteúdo é antigo

Autor de golpe da venda de máscaras e EPIs é preso em casa de luxo em SP

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 18h25Atualizada em 04/08/2021 23h17

Foi preso hoje em um condomínio de luxo de Itu (SP), Fernando do Nascimento Gonçalves, mais conhecido como Moranguinho, um dos principais fraudadores bancários do Brasil. Ele é suspeito de aplicar golpes em vendas pela internet de máscaras e outros materiais de proteção na área da saúde que nunca eram entregues.

A prisão foi feita por policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Polícia Civil de São Paulo, no condomínio de alto padrão City Castelo. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão na capital paulista, São Caetano do Sul, Sorocaba e Itu. Em São Caetano do Sul e em São Paulo, os endereços apareciam como sedes de empresas envolvidas na operação ilegal.

Todo o esquema teria funcionado entre maio e agosto do ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus se agravava no Brasil. Segundo a Polícia Civil, os criminosos colocavam produtos, a exemplo de aventais e máscaras, à venda, recebiam o pagamento, mas não realizavam as entregas. A investigação a ponta que o golpe gerou um prejuízo de ao menos R$ 121 mil reais.

A polícia também indiciou outros dois suspeitos, que agiriam em apoio a Moranguinho, e estavam no Jardim Leocácia, em Sorocaba. A operação apreendeu documentos e computadores nos locais vistoriados.