Topo

Após polêmica, doações explodiram, diz padre Júlio: 'Telefone não parou'

Padre Júlio Lancellotti acompanha a produção da comida na Pastoral do Povo da Rua - Lucas Borges Teixeira/UOL
Padre Júlio Lancellotti acompanha a produção da comida na Pastoral do Povo da Rua Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

09/08/2021 16h36Atualizada em 09/08/2021 17h53

As doações para a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo "explodiram" nas últimas 24 horas, conta o padre Júlio Lancellotti. Segundo ele, o telefone da paróquia "não parou" desde a repercussão das declarações polêmicas da deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP).

No último final de semana, a deputada criticou a atuação da pastoral na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. A reação das redes sociais foi imediata, com campanha de doação à congregação.

"As doações explodiram, 10% [do total] em um dia. Foi só o que ela publicou repercutir que as minhas redes sociais começaram a apitar", conta Lancellotti.

O telefone da paróquia não para de tocar. Eu já deixei o número do Pix [da pastoral] anotado para as meninas, porque é o que todos querem.
Júlio Lancellotti, padre

No sábado (7) à noite, Janaina foi às redes sociais reclamar sobre a atuação da pastoral. Para ela, a doação de comida no local, onde moradores em situação de rua usam drogas abertamente, "só estimula o crime".

"Não sei porque ela veio falar sobre isso, nós nem a provocamos. Mas ela está muito equivocada. O que estimula o crime é a corrupção, não os alimentos", afirma Lancellotti.

Padre Júlio Lancellotti entrega marmitas na região da Cracolândia; são cerca de mil refeições por dia - Lucas Borges Teixeira/UOL - Lucas Borges Teixeira/UOL
Padre Júlio Lancellotti entrega marmitas na região da Cracolândia; são cerca de mil refeições por dia
Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Por segurança, ele não comenta o valor das doações, mas se diz muito feliz com o resultado. A pastoral entrega cerca de mil marmitas por dia, entre café da manhã, almoço e jantar —todas financiadas por doações.

"Hoje chega meia tonelada de comida. Amanhã chega mais meia tonelada. O trabalho não para. Os irmãos precisam de ajuda. E, quanto mais batem, mais nossas redes sociais crescem", conta.

Na postagem, a deputada disse que os voluntários ajudariam mais "se levassem os dependentes a abrigos". Lancellotti diz que é uma visão simplista.
"Convido ela para vir aqui debater, conversar conosco e ver essa realidade", completa.

Fechamento da Cracolândia

As falas da deputada aconteceram após o impedimento dos voluntários da pastoral para a distribuição de comida na Cracolândia, na região da Luz, no centro de São Paulo.

Segundo Vanessa da Silva, agente da pastoral, policiais militares impediram a entrada sob a justificativa que teria limpeza e havia procura de traficantes no local.

"Eles chegaram com armamento dizendo que a gente [voluntários] quebrou a barreira policial, apontando armamento. Pegaram até uma documentação de um voluntário", conta Vanessa. O clima ficou mais tenso e eles tiveram de sair. Ontem, nem foram porque seriam impedidos.

Nesta segunda (9), a GCM (Guarda Civil Metropolitana) cuidava do local. Quando a Kombi da pastoral estacionou, o agente questionou o motivo da entrada, mas permitiu. A entrega foi feita normalmente.

"Acho que eles permitiram por causa da repercussão no final de semana e porque eu estava lá", avalia Lancellotti, que não foi no sábado. "Mas alguma coisa eles [polícia] estão querendo fazer."

"É desumano [impedir a entrega]. Eles são usuários, pessoas doentes e passam fome", diz Vanessa.

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), a Polícia Militar só intervém "em situações de quebra da ordem ou quando acionada pela GCM", o que teria ocorrido no sábado.

"A PM atuou no entorno da área, interrompendo temporariamente o trânsito de veículos e o fluxo de pedestres, visando a segurança de todos e a preservação do patrimônio. A ação deflagrada no último sábado durou pouco mais do que 10 minutos e foi encerrada sem o registro de ocorrências", respondeu a secretaria ao UOL.