Topo

Vídeo flagra saída de hotel de homem desaparecido após passar mal em voo

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

09/08/2021 18h00Atualizada em 09/08/2021 18h00

Vídeo obtido com exclusividade pelo UOL flagrou o momento em que o marceneiro Eliseu Teixeira Mendes foi visto pela última vez ao deixar um hotel em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, há sete dias.

O homem desaparecido mora há cinco anos em Portugal e voltou ao Brasil para comemorar o aniversário com os filhos. Foi hospedado nesse estabelecimento pela companhia aérea após passar mal no avião. Ele aguardava a sequência do voo que o levaria a Minas Gerais.

As imagens, registradas às 3h12 de 2 de agosto, mostraram o momento em que o homem deixou o hotel, aparentando dificuldades para se locomover. A família acredita que ele pudesse estar sob efeito de medicamentos.

Segundo a Polícia Civil, ele foi visto por testemunhas mais de 12 horas depois nas proximidades do hotel, onde a mochila dele foi encontrada, aparentando estar agitado. Os investigadores agora fazem um rastreamento para tentar localizá-lo.

Mendes aparece nas imagens do hotel trajando calça jeans, um moletom com capuz e uma máscara contra a covid no saguão do hotel. Está sentado em uma poltrona, com as pernas cruzadas. A mochila com os pertences dele, que foi localizada horas depois, aparece ao lado. Ele então manuseia o que aparenta ser um celular e levanta, com o corpo inclinado para a frente.

Em seguida, caminha aparentando estar cambaleante, coloca as mãos na cintura e para em frente à porta de entrada do hotel. Depois de alguns segundos, se abaixa, pega a mochila e deixa o local, conforme registrou a câmera de segurança do hotel, em uma ação que durou 57 segundos. As imagens foram anexadas a uma investigação conduzida pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Seccional de Guarulhos, que investiga o caso.

Os investigadores agora tentam monitorar os passos de Mendes, visto a cerca de 1 km do hotel no fim da tarde de 2 de agosto, mais de 12 horas após ser flagrado pelo vídeo. Ele também foi identificado por testemunhas próximo a um local frequentado por usuários de drogas, ainda de acordo com a investigação.

Eliseu Teixeira Mendes: marceneiro está desaparecido desde segunda - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Eliseu Teixeira Mendes: marceneiro está desaparecido desde o dia 2 de agosto
Imagem: Reprodução/Instagram

Eliana Lopes Mendes, prima do desaparecido, esteve hoje (9) em um hospital, onde conversou com assistentes sociais, à procura de pistas que ajudem a Polícia Civil a localizá-lo. A família também está em contato com entidades que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade social.

"Ele estava bem vestido quando saiu do hotel. Sabemos que está sem dinheiro e sem documentação. Uma testemunha disse que ele estava desorientado e não falava coisa com coisa. Deve estar vagando pelas ruas", disse ao UOL.

Na última terça-feira (3), dia seguinte ao desaparecimento, um guarda civil encontrou a mochila com os pertences do marceneiro dentro de um condomínio e contatou a família, que tinha divulgado o caso nas redes sociais. "Eu verifiquei que tinha carteira, tinha documentos, tinha dinheiro, tinha passaporte, tinha documentação de passagem aérea", disse, em áudio encaminhado aos investigadores e a parentes. A mochila é a mesma que aparece com ele no saguão do hotel, no último registro antes do seu desaparecimento.

Como foi o caso

Mendes viajou de Portugal ao Brasil para comemorar o aniversário com os filhos em Poços de Caldas (MG). Após passar mal no voo, foi atendido durante uma conexão em Guarulhos (SP). Parentes dele reclamam do atendimento por parte da Latam, afirmando que houve demora em comunicar o sumiço. Até o fim da tarde de 2 de agosto, ele estava sendo aguardado em Confins.

"O voo seguiria para Confins às 20h de domingo, mas, como ele ficou no posto médico até as 21h, foi levado para um hotel para aguardar por um outro, no dia seguinte. Ele é uma pessoa saudável, apenas estava muito ansioso pelo retorno. Acreditamos que possa ter sido algum efeito do remédio que deram a ele", afirmou Edson Teixeira Mendes, irmão do marceneiro.

Em nota, a companhia aérea afirmou que se sensibiliza com o desaparecimento e com o momento de apreensão da família. "A companha esclarece que Eliseu não solicitou em sua reserva qualquer acompanhamento especial. Reforça também que está prestando todo suporte de informações à família e às autoridades", disse o comunicado. A Latam disse ainda que "todo o atendimento foi realizado por uma equipe médica responsável, seguindo os protocolos para este tipo de cenário".