Topo

Esse conteúdo é antigo

Paulistas suspeitos de golpe são presos no RJ; grupo ostentava vida de luxo

Grupo ostentava vida de luxo nas redes; Civil do RJ descobriu que Thais e Richard, um casal, já eram suspeitos de estelionato em SP - Reprodução/Redes Sociais
Grupo ostentava vida de luxo nas redes; Civil do RJ descobriu que Thais e Richard, um casal, já eram suspeitos de estelionato em SP Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

12/08/2021 15h47Atualizada em 12/08/2021 20h17

Quatro pessoas foram presas na tarde de ontem suspeitas de formarem um grupo que realizava golpes com cartões de crédito no Rio de Janeiro e viviam uma rotina de luxo no estado. Segundo a Polícia Civil, eles compravam produtos em lojas físicas e posteriormente pediam estorno dos valores para as operadoras dos cartões, sob a justificativa de não reconhecerem as compras realizadas.

De acordo com o delegado Felipe Santoro, titular da Delegacia de Ipanema, o grupo adquiriu iPhones, laptops, caixas de som e outros equipamentos eletrônicos que foram revendidos por preços inferiores aos praticados no mercado.

Thais Taina Gama Byns, o namorado, Richard Bruno Costa, o irmão dele, Gabriel Fernando Costa de Jesus, e o amigo Jorge Felipe Ferreira da Silva, foram presos em Copacabana, na zona sul da capital carioca, e autuados em flagrante por organização criminosa.

Segundo Santoro, Thais e Richard já eram investigados pelas Delegacias de São Sebastião e de Campinas, em São Paulo, pelo crime de estelionato. O primeiro registro de ocorrência contra o suspeito foi realizado em março deste ano.

Os quatro investigados chegaram ao Rio na madrugada do último dia 7 e se hospedaram em um hotel de luxo na orla de Copacabana, desembolsando R$ 6 mil na estadia. Na internet, os suspeitos ostentavam com fotos de viagens, carros importados e passeios de lancha.

De acordo com o delegado, o grupo chegou a movimentar R$ 18 mil no período de uma semana. "Acreditamos que eles tenham aplicado o golpe em pelo menos três lojas. Duas vítimas estão prestando depoimento. As maquininhas de cartão de crédito encontradas estavam nos nomes de três deles", explicou o delegado ao UOL.

O delegado explicou ainda que os suspeitos foram localizados após a unidade obter informações de que um grupo de paulistas estava praticando golpes na região.

Ao passarem pela Rua Joaquim Nabuco, em Copacabana, os policiais avistaram um carro Onix, cor prata, avançando sinais e invadindo a faixa exclusiva de ônibus. Ao abordar o veículo, os policiais encontraram máquinas de cartões de crédito e débito, celulares ainda na caixa e um laptop.

O motorista apresentou nervosismo e não soube explicar a utilidade das maquininhas no interior do veículo. Todos foram levados para a delegacia. Na unidade, foi constatado que Richard, Thais e Jorge Felipe "já figuravam como envolvidos no crime de estelionato em São Paulo".

Richard confessou o crime e alegou que os demais presos não tinham envolvimento no esquema. No entanto, a polícia não acredita na versão. Os quatro serão encaminhados para audiência de custódia.

O UOL tentou, sem sucesso, localizar a defesa dos quatro suspeitos do crime, ainda não listada em consulta ao TJ-RJ. O espaço segue aberto para atualização, tão logo o contato seja estabelecido e os esclarecimentos sejam prestados.