Topo

Esse conteúdo é antigo

Traficante ligado ao CV é preso durante jantar em hotel de luxo de Búzios

Diogo de Moura Resende, de 37 anos, conhecido como "Gordo do Parque União", foi preso - Divulgação/Polícia Civil
Diogo de Moura Resende, de 37 anos, conhecido como 'Gordo do Parque União', foi preso Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2021 11h41Atualizada em 13/08/2021 13h46

A Polícia Civil do Rio prendeu na noite de ontem, na badalada rua das Pedras, em Búzios (RJ), Diogo de Moura Resende, de 37 anos, conhecido como "Gordo do Parque União", do Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense. Diogo, acusado de roubo de carga e com passagens por tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa, jantava com a esposa quando foi abordado pela polícia.

Diogo estava hospedado em um luxuoso hotel em Búzios com diária de R$ 900. Ele é irmão do líder do tráfico da região, Jorge Luiz Moura Barbosa, conhecido como "Alvarenga", que comanda a favela há mais de uma década com o Comando Vermelho, segundo a polícia.

O delegado Hilton Alonso disse que Diogo "é um importante braço dessa organização criminosa [CV], que, além de se esconder, tentava expandir os negócios para o irmão".

De acordo com informações da 21ª DP (Bonsucesso), responsável pela prisão, o suspeito de roubo de carga mora atualmente em Fortaleza e foi ao RJ para comemoração do Dia dos Pais. Mesmo morando no Nordeste, ele mantém vínculo com o tráfico na comunidade, apontam as autoridades.

Descrito como uma pessoa que gosta de ostentar, o "Gordo do P.U." tinha o hábito de circular em hotéis e boates badaladas. O traficante tem uma foto com o jogador Adriano, o Imperador, tirada apenas na condição de fã do atleta, segundo a polícia.

Ficha criminal extensa

Contra Diogo foi cumprido um mandado de prisão preventiva por roubo de cargas, de celulares da Apple. O crime ocorreu em 2019, na Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio que dá acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Ele e mais sete bandidos renderam o motorista do caminhão que transportava os aparelhos. Durante o assalto, Diogo foi reconhecido portando um fuzil e coordenando a ação criminosa, de acordo com a polícia.

Além de roubo de carga, o traficante tem passagens por tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa.

Diogo é irmão do traficante Jorge Luiz Moura Barbosa, conhecido por Alvarenga, que comanda a venda de drogas no Parque União, no Complexo da Maré há mais de uma década.

Nascido nesta comunidade, Alvarenga é procurado pela polícia desde 2006 e tem vários mandados de prisão ativos. Segundo o Portal dos Procurados, ele é um dos líderes do CV (Comando Vermelho) que nunca foi preso.

Diferentemente do irmão preso ontem, Alvarenga é uma pessoa reservada e discreta, mas gosta de promover grandes bailes funks na favela. Ele é um dos criminosos mais procurados no Rio, com recompensa de R$ 1 mil por informações sobre seu paradeiro.