Topo

Esse conteúdo é antigo

Suspeito de envolvimento em morte de jovem indígena é preso no RS

Polícia Civil suspeita de homícidio no caso da jovem indígena da etnia Kaingang que foi encontrada morta no Rio Grande do Sul - Divulgação/Secretaria de Saúde RS
Polícia Civil suspeita de homícidio no caso da jovem indígena da etnia Kaingang que foi encontrada morta no Rio Grande do Sul Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde RS

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 08h01Atualizada em 16/08/2021 14h35

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu ontem homem suspeito de envolvimento na morte de uma jovem indígena de 14 anos em Redentora, no dia 4 de agosto. A adolescente desapareceu no dia 31 de julho, quando foi vista pela última vez em uma festa na Vila São João, no interior do município.

Outro investigado também teve a prisão temporária decretada pela Justiça, mas é considerado foragido.

O corpo de Daiane Griá Sales, de 14 anos, foi encontrado em uma lavoura perto da reserva Terra Indígena do Guarita, onde ela morava, localizada na cidade.

Desde o início da investigação a Polícia Civil suspeita é de homicídio, com possibilidade de crime de natureza sexual e ocultação de cadáver.

Entidades indígenas se manifestaram pedindo justiça após a morte da jovem. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Apoie) divulgou uma nota contra o que chamou de "barbárie" contra a jovem. Segundo a entidade, "ela foi encontrada morta em uma lavoura próxima a um mato, nua". A nota ainda cita lesões graves nas partes íntimas da jovem.

A Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região sul) também se manifestou afirmando que "repudia toda e qualquer violência contra mulheres indígenas e exige que a justiça seja feita a quem cometera tal atrocidade".