Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio do Juquery persiste após mais de 30h e queima 65% do parque

Do UOL, em São Paulo

23/08/2021 16h24Atualizada em 23/08/2021 17h50

O Parque Estadual de Juquery, localizado no município de Franco da Rocha (SP), ainda enfrenta quatro grandes focos de incêndio, segundo a Prefeitura. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a devastação da região começou ontem por volta das 9h30. A causa, segundo as autoridades, foi a queda de um balão.

A Prefeitura afirmou ao UOL que as equipes seguem no combate às chamas com cerca de 150 pessoas, entre brigadistas do parque, guardas municipais e corpo de bombeiros, além de dois helicópteros da polícia militar.

O incêndio já tomou 65% do total da área do parque, representando cerca de 1.200 hectares da maior reserva de cerrado da região metropolitana de São Paulo.

Ainda, segundo a prefeitura, a fumaça atinge prédios vazios do complexo hospitalar do Juquery, que são vistos em vídeo publicado na página do órgão. Não há residências próximas aos focos de incêndio.

Veterinários se voluntariaram para ajudar no resgate da fauna. De acordo com o Parque, no momento não há mais a necessidade de mais profissionais para atuar nesta frente.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Estado contratou "diversos serviços" este ano para o Parque Juquery, "visando prevenir os incêndios florestais e minimizar sua propagação quando ocorrerem", como a abertura de 195 m³ de cacimbas para a contenção de águas pluviais e acertos em 30 mil m² de estrada. Quase 150 brigadistas voluntários também passaram por capacitação na região metropolitana.

A secretaria também afirmou que, em 2021, foram investidos mais de R$ 7 milhões em ações preventivas para combate aos incêndios florestais, que incluem a construção de aceiros, treinamento dos brigadistas, além da aquisição de maquinários e equipamentos de segurança.

Diversas regiões da capital paulista registraram "chuva de fuligem" ao longo do domingo, causada pelo incêndio no Parque do Juquery. Moradores das regiões norte, sul, leste e central postaram relatos nas redes sociais. Há também relatos similares nos municípios de Santo André, Bebedouro, Viradouro, Rio Preto e Campinas.

Prefeitura nega pedido de dinheiro

Imagens que circulam nas redes sociais informam um PIX para que doações sejam feitas no combate do incêndio no Parque do Juquery. A Prefeitura de Franco da Rocha informou que não está chamando por doações financeiras no momento e que a campanha não é oficial.

"A Prefeitura e o Parque Estadual Juquery não estão pedindo nenhuma quantia em dinheiro (transferência ou PIX) para auxiliar na compra de suprimentos para as equipes que estão trabalhando no parque. As informações oficiais estão sendo divulgadas por meio de nossos canais oficiais e também pelo Instagram do parque", diz comunicado.

Apesar de negar pedido de transferências, a Prefeitura informou na tarde de hoje que estão recebendo doações de água mineral, frutas, barrinhas de cereal e isotônicos na base da Guarda Civil Municipal para ajudar as equipes nos trabalhos.

O parque

Gerenciado pela Fundação Florestal, o Parque do Juquery é a maior reserva de cerrado da região metropolitana de São Paulo. Criado em 1993, sua área total é de quase 2 mil hectares, espalhados entre os municípios de Franco da Rocha e Caieiras.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Estado contratou "diversos serviços" este ano para o Parque Juquery, "visando prevenir os incêndios florestais e minimizar sua propagação quando ocorrerem", como a abertura de 195 m³ de cacimbas para a contenção de águas pluviais e acertos em 30 mil m² de estrada. Quase 150 brigadistas voluntários também passaram por capacitação na Região Metropolitana.

A secretaria também afirmou que, em 2021, foram investidos mais de R$ 7 milhões em ações preventivas para combate aos incêndios florestais, que incluem a construção de aceiros, treinamento dos brigadistas, além da aquisição de maquinários e equipamentos de segurança.

*Com informações da Agência Estado