Topo

Esse conteúdo é antigo

Com espinhos venenosos, peixe 'invasor' é visto novamente em Noronha

Aparição registrada ontem é a quarta desde dezembro de 2020; espécie pode desequilibrar ecossistemas - Divulgação/ICMBio
Aparição registrada ontem é a quarta desde dezembro de 2020; espécie pode desequilibrar ecossistemas Imagem: Divulgação/ICMBio

Do UOL, em São Paulo

25/08/2021 19h18Atualizada em 25/08/2021 19h22

Uma nova aparição de peixe-leão foi registrada no arquipélago de Fernando de Noronha na tarde de ontem.

A novidade foi anunciada pela empresa de mergulhos Sea Paradise, que destacou a preocupação com a descoberta, já que a espécie é considerada uma "invasora", com espinhos venenosos, que pode destruir ecossistemas por não possuir predadores naturais e se alimentar de espécies que estão na base da cadeia alimentar, como explicou a operadora de passeios marítimos.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com sede em Noronha, detalhou que esta é a quarta aparição do peixe-leão no arquipélago. A primeira aconteceu há apenas 8 meses, em dezembro de 2020.

O animal estava a 27 metros de profundidade, ao norte da Praia de Conceição, em uma região com temperatura da água a 27°C, sobre uma pequena fenda rochosa, coberta por algas.

Após a captura, realizada por mergulhadores da Sea Paradise com apoio do Instituto, a equipe do ICMBio Noronha levou o peixe-leão para análises que devem ser usadas em futuras pesquisas.

O animal localizado possui 11,86 cm de comprimento e pesa 17 gramas.

"Noronha possui uma quantidade de mergulhos considerável, com autorização para empresas e equipes mobilizadas ao apoio deste problema ambiental", concluiu nota do instituto.