Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atinge indústria e faz aulas serem canceladas em Barueri (SP)

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 12h25Atualizada em 26/08/2021 17h21

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão em Barueri gerando uma fumaça preta na região. Segundo os bombeiros, o fogo começou por volta das 11h28 em uma indústria química, localizada na Rua das Antilhas, no Jardim Califórnia, próximo à Rodovia Castelo Branco no sentido interior. Por conta do incidente, a Prefeitura cancelou aulas em pelo menos nove escolas da região.

Até agora, 16 viaturas estão no local e não há registros de vítimas. As causas do incêndio ainda não foram descobertas. A ENEL enviou três equipes para o local e, "como medida de segurança, desligou a rede elétrica da região", informou a companhia ao UOL. A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) também está no local prestando apoio aos bombeiros.

Em nota enviada ao UOL, a Prefeitura de Barueri informou que o complexo que pega fogo é da Araguaya Química, uma indústria de produtos químicos. Por conta do incidente, foi decretado cancelamento das aulas hoje nas escolas municipais Prof. Egídio Costa, João de Almeida Lemos, Prof. Jorge Augusto de Camargo, Complexo Educacional Prof. Carlos Osmarinho de Lima, Agenor Lino de Matos, Prof. Enéias Raimundo da Silva, Maternal Leonardo Augusto Marcelo dos Santos, Lucineia de Oliveira e Maternal Profª. Luzia das Graças Barbosa Pereira.

A empresa informou ao UOL que está prestando esclarecimentos às autoridades policiais e que possuem todas as licenças exigidas pelos órgãos competentes. "Nossa empresa tem mais de 30 anos no mercado, sem nenhum incidente. Não sabemos como se iniciou o incêndio", afirmou um representante.

Ao SP1, o porta-voz do Corpo dos Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, afirmou que os bombeiros enfrentam dificuldades com a temperatura do incêndio. "A estratégia é diminuir um pouco mais a temperatura, para não atingir as regiões vizinhas, inclusive evitar que esse metanol saia para a rua. Já tiramos algumas pessoas de lá. E é essa estratégia que vamos adotar para conseguir atacar o fogo no interior do galpão."

A recomendação do bombeiro é que a população use máscaras para evitar a inalação da fumaça, além de não ficar próximo do local, já que há risco de explosões.

Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens da fumaça preta no céu e do fogo tomando as ruas da região.