Topo

Esse conteúdo é antigo

Araçatuba: Ferido confundiu explosivo com celular e quase perdeu dedos

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram moradores sendo usados como escudo em Araçatuba (SP) - Reprodução
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram moradores sendo usados como escudo em Araçatuba (SP) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 17h21Atualizada em 01/09/2021 08h17

Um dos feridos durante o assalto a bancos em Araçatuba confundiu um explosivo com um aparelho celular. O homem, de 25 anos, que teve os pés amputados após o incidente, também sofreu "cortes profundos" nos dedos, mas a remoção das extremidades superiores já foi descartada, de acordo com o último boletim da Santa Casa da cidade.

Depois de passar por cirurgia para retirar estilhaços do corpo, presos principalmente nas pernas, a vítima já está consciente e prestou o depoimento sobre como acabou encontrando um dos artefatos deixados pelo grupo na cidade. Durante a ação dos criminosos, que envolveu trocas de tiros, três pessoas morreram.

Além do homem que sofreu a amputação, que não tem previsão de alta, outros três homens ainda estão internados, um em estado grave,

Em entrevista à GloboNews na manhã de hoje, Alexandre Guedes, capitão da Polícia Militar de São Paulo, afirmou que pelo menos outros 14 potenciais pacotes de explosivos haviam sido espalhados por Araçatuba.

"A gente pede para os moradores que, se possível fiquem em casa, não saiam e caso observem algum objeto estranho, acionem a polícia militar", solicitou o agente.

Já na tarde de hoje, em declaração à CNN Brasil, o prefeito da cidade, Dilador Borges (PSDB), afirmou que "o momento é de tranquilidade" em quase todas as regiões da cidade, com exceção do centro, que ainda deve ser evitado por moradores.

Prefeitura pede atenção a artefatos suspeitos

A prefeitura de Araçatuba emitiu nota na manhã de hoje comunicando a paralisação das escolas, da vacinação e do transporte público da cidade. Vacinas e transportes públicos devem voltar a funcionar normalmente nesta terça-feira (31). As aulas, nas redes municipal e estadual, seguirão suspensas.

Ao longo do dia, várias lojas permaneceram fechadas, dado o medo da população. O shopping center local foi fechado às 17h e até mesmo o serviço de entregas iFood teve atividades encerradas às 15h.

O Executivo municipal pediu à população local que tome cuidado redobrado com materiais suspeitos encontrados nas ruas, já que o grupo criminoso espalhou explosivos pela cidade. A orientação, caso algum artefato desconhecido seja localizado, é alertar autoridades pelo número 190.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba também disponibilizou equipes de Atenção Psicossocial, que estão à disposição da população nos telefones: (18) 3624-5565, (18) 3637-1050 e (18) 99607-3897 para oferta de apoio psicológico.

O CRAVI - Centro de Referência e Apoio à Vítima, entidade que atua em parceria com o Governo do Estado, também dará apoio às vítimas e familiares. Os telefones para contato são: (18) 3301-9751; (18) 9777-5771 e (18) 98143 -7074.