Topo

Esse conteúdo é antigo

Quinto peixe 'invasor' venenoso é capturado em Fernando de Noronha

Quinto peixe 'invasor' foi encontrado por mergulhadores da empresa Sea Paradisee a 40 metros de profundidade Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/09/2021 13h18Atualizada em 04/09/2021 14h55

Mergulhadores capturaram o quinto peixe-leão no arquipélago de Fernando de Noronha em 2021, anteontem (2), a 40 metros de profundidade, nas proximidades da Praia da Conceição, em frente ao Morro do Pico. Ele foi encontrado pelos mergulhadores Silvio Santos e Lucas Zappe, da empresa Sea Paradise

Com este, já são seis animais capturados desde dezembro do ano passado, quando a espécie foi encontrada na região pela primeira vez, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Um instrutor de mergulho da empresa já havia realizado a captura de outro peixe da espécie no último dia 24 de agosto.

Mergulhadores que fizeram a captura de peixe-leão na última quinta-feira (2), em Noronha Imagem: Sea Paradise/Divulgação

O peixe-leão é considerada uma espécie "invasora", com espinhos venenosos, que pode destruir ecossistemas por não possuir predadores naturais e se alimentar de espécies que estão na base da cadeia alimentar.

Os peixes capturados estão congelados e serão encaminhados para análise genética na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mergulhadores profissionais da região passaram por uma capacitação do ICMBio para que eles reconheçam a espécie e saibam o que fazer se o encontrarem.

Os peixes-leões da espécie Pterois volitans são nativos da Indonésia. Llevada para a Flórida e dali se espalhou para o Caribe, está descendo e chegando ao Brasil. Para descobrir corretamente de onde o peixe veio, os pesquisadores terão de investigar a genética do animal, o que deverá ser feito na UFF.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quinto peixe 'invasor' venenoso é capturado em Fernando de Noronha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano