Supermercado de SP é alvo de críticas por suposta suástica em logomarca
O União Supermercados, que atua no interior de São Paulo, foi alvo de críticas nas redes sociais após usuários identificarem uma suástica no logo da campanha que anunciava uma promoção de preços para a semana que precedia ao do feriado da Independência, no dia 7 de setembro. A imagem mostra dois super-heróis vestidos de verde e amarelo, com o logo oficial do supermercado estilizado com bandeira do Brasil ao fundo. Em nota enviada ao UOL, a empresa negou associação ao nazismo.
Nas redes sociais, diversos usuários estranharam a veiculação da imagem e pediram explicações sobre o logo. A página Judeus Pela Democracia ainda criticou o uso da bandeira do Brasil na campanha.
Em nota enviada ao UOL, o supermercado informou que o logo é usado há mais de três décadas pela empresa e repudiou a ligação com o nazismo. "O União Supermercados vem esclarecer que o logo da empresa não tem nenhuma associação com o símbolo nazista. O logo é usado há 31 anos pela empresa, sendo relacionada apenas ao próprio nome do supermercado e nada mais, com a interseção de Us formando a união do mesmo relacionado ao próprio nome da empresa", diz comunicado.
"Houve um mal-entendido relacionando a homenagem da semana da pátria por inserirmos a bandeira no logo que só tem relação ao próprio logo. O União Supermercados repudia toda a associação feita."
O símbolo da suástica não foi criado pelo nazismo, mas se tornou símbolo do regime. Há registros do uso da suástica em objetos que datam de 7 mil anos a.C. na Mesopotâmia e entre povos da Ásia, África Europa e América, sendo famoso também seu uso no budismo, antigamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.