Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo flagra ciclista sendo atropelado em rodovia de SP: 'Rachou capacete'

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

13/09/2021 13h39

Um motociclista com uma câmera acoplada ao capacete flagrou o momento em que um automóvel atropelou um ciclista que pedalava no acostamento, na rodovia Rio-Santos, próximo à entrada de Bertioga, litoral de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 9h de ontem. O ciclista desmaiou e foi socorrido pelo SAMU, mas não teve ferimentos graves. O motorista, segundo a investigação, perdeu controle do carro por cansaço; ele foi interceptado por motociclistas, que impediram uma possível fuga.

O empresário santista Rudinei Miranda Lima, de 49 anos, disse ao UOL que ele havia combinado de pedalar com um grupo de amigos no domingo. O grupo se encontrou em frente à plataforma de embarque da balsa que faz a travessia entre Santos e Guarujá, por volta das 6h. Uma hora depois, com todos já presentes, eles fizeram a travessia e seguiram em direção a Bertioga.

Por volta das 9h, enquanto pedalavam pelo acostamento da Rio-Santos, na altura do km 224, ele sentiu uma pancada violenta nas costas. "Eu não vi o que aconteceu, foi tudo muito rápido. Só senti o impacto, o carro acertou em cheio as minhas costas. Eu me lembro de ter caído e batido a cabeça. A partir daí, não lembro de mais nada".

Desmaiado, Rudinei foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado ao Hospital Municipal de Bertioga, onde foi atendido e realizou exames. Apesar do corpo todo machucado, os médicos não constataram evidência de ferimentos graves. Ainda assim, ao chegar em Santos, o empresário diz que foi a outro hospital para se certificar de que estava tudo bem.

Capacete salva vida de ciclista que foi atropelado na Rio-Santos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Rudinei diz que o capacete que usava no momento do acidente salvou sua vida
Imagem: Arquivo Pessoal

"Eu fiquei preocupado, a pancada na cabeça foi tão forte que rachou o meu capacete. E era um tipo de capacete de alta resistência, preparado para impactos fortes. Depois que recebi o resultado das radiografias, com tudo normal apesar dos ferimentos, posso dizer que o capacete salvou a minha vida. Se estivesse sem ele naquele momento, teria morrido".

A bicicleta do empresário, uma Sense aro 29, de cerca de R$ 6 mil, ficou destruída após o carro ter passado com as rodas por cima dela. Além do capacete avariado, suas roupas especiais para a prática do esporte também rasgaram. Ao todo, o prejuízo, calcula Rudinei, foi de R$ 8 mil.

O caso foi registrado na Delegacia de Bertioga como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, pela equipe do delegado Marcello Marinho Oliveira. Segundo o Boletim de Ocorrência, o condutor do veículo se recusou a fazer o teste do bafômetro, por orientação de seu advogado, mas não se opôs em realizar exame clínico para constatação de embriaguez.

De acordo com o documento, o motorista conduzia o veículo quando, "em consequência de cansaço, o autor veio a perder o controle da direção e atingiu por trás a vítima, que conduzia a bicicleta no acostamento". Foi solicitado exame de corpo delito na vítima e perícia na bicicleta.

O UOL não localizou o motorista do Peugeot.

Motociclistas bloqueiam automóvel que causou acidente

O motociclista que filmou a cena tem 31 anos e é analista financeiro. Morador do ABC, ele costuma descer a serra aos finais de semana para se encontrar com colegas motoqueiros em um estabelecimento que comercializa açaí na cidade de Bertioga.

Ele contou ao UOL que saiu de casa por volta das 7h30 e pegou a estrada em direção ao litoral, na companhia de outros dois amigos, também motociclistas. Apesar de não ser YouTuber ou influenciador nas redes, ele diz que gosta de filmar os passeios e costuma sair sempre com uma câmera pequena no capacete.

Bicicleta em que ciclista pedalava na Rio-Santos ficou destruída após atropelamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A bicicleta que o empresário pedalava ficou destruída após o carro ter passado com as rodas por cima dela
Imagem: Arquivo Pessoal

"Gosto de ver os vídeos depois, observar a estrada, a paisagem em volta. Mas não esperava que, dessa vez, fosse filmar um acidente como esse", disse ele.

Quando já estavam na Rio-Santos, na altura da entrada de Bertioga, ele avistou à sua frente um Peugeot 208 branco. O veículo trafegava normalmente pela pista quando, de repente, escapou para o acostamento, atingindo em cheio o ciclista. Na sequência, ele acelera como se tentasse fugir da cena, mas acaba sendo interceptado alguns metros à frente, por um dos motociclistas que acompanhavam o analista.

"À primeira vista, eu achei que o motorista tinha feito isso de propósito. Se você observar o vídeo, ele estava dirigindo normalmente quando, sei lá por que, jogou o carro para o acostamento, atingindo o ciclista. Foi um susto. Mas a gente correu atrás dele e ele parou o carro", contou.

O analista e os colegas colocaram as motos na frente do Peugeot, bloqueando a passagem, para impedi-lo de deixar o local. Mas o motociclista diz que o motorista só saiu de dentro do veículo quando alguns ciclistas que acompanhavam a vítima apareceram para falar com ele.

"Uma amiga do homem que foi atropelado pediu para mim o vídeo, disse que ia apresentar como prova na delegacia. Foi horrível, eu vi quando ele caiu e rolou por alguns metros no acostamento. Espero que ele fique bem", declarou.