Topo

Esse conteúdo é antigo

Calor intenso deve voltar a SP e RJ no fim de semana; veja a previsão

Parque do Ibirapuera, em SP; temperaturas devem ultrapassar os 30°C a partir de domingo (19) - WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Parque do Ibirapuera, em SP; temperaturas devem ultrapassar os 30°C a partir de domingo (19) Imagem: WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/09/2021 09h35Atualizada em 17/09/2021 11h24

A frente fria que derrubou a temperatura no sudeste do Brasil deve perder força durante o final de semana, com a volta do calor e do tempo firme em alguns dos estados mais afetados, São Paulo e Rio De Janeiro.

Na capital paulista, os termômetros devem começar a subir no domingo (19), quando já alcançam 31°C e o tempo fica ensolarado e seco. O Climatempo alerta para chance de baixa umidade do ar, recomendando cuidados redobrados com hidratação. E o calor deve escalar ainda mais, com a medição chegando a 33°C na segunda (20).

Antes da volta do tempo firme, ainda há previsão de chuva em áreas do extremo sul e no litoral paulista amanhã, mesmo dia em que a massa de ar seco domina o Rio de Janeiro, com a capital alcançando os 32°C.

A medição deve permanecer estável até terça (21), quando esquenta ainda mais na cidade e os termômetros podem chegar aos 32°C, com o calor intenso espelhado no resto do estado.

Temporais no Sul e Norte

Os meteorologistas também destacam o risco de temporais no Sul e no Norte do Brasil durante o fim de semana.

Já a partir de hoje, a chuva deve ganhar força principalmente no sul do Amazonas, no Acre, e na região de Porto Velho, em Rondônia. Em outras áreas, como Manaus e Pará, ainda deve haver precipitação, mas com períodos prolongados de sol, com exceção apenas para o sul do Tocantins, incluindo a capital Palmas, que deve ter tempo firme.

E essa chuva deve ganhar ainda mais força ao longo dos próximos dias, quando nuvens carregadas devem intensificar o tempo observado hoje na região, com os temporais alcançando ainda mais territórios. O Climatempo alerta que em Roraima, oeste do Pará e no leste do Amazonas, incluindo a capital Manaus, a grande quantidade de água e os ventos fortes "podem causar transtornos".

As chuvas intensas também devem atingir o sul do país hoje, principalmente em Santa Catarina e no noroeste e região serrana do Rio Grande do Sul.

Apenas entre hoje e amanhã, algumas cidades devem acumular entre 100 e 150 mm de chuva, chegando a volumes próximos a 200 mm em algumas áreas.

Há risco para transbordamentos de rios e córregos, e deslizamentos em áreas de encosta e no litoral gaúcho e catarinense os ventos podem chegar a 70 km/h durante o final de semana, alerta o Climatempo.