Topo

Esse conteúdo é antigo

Boto carrega filhote morto em 'despedida' no mar, em Santa Catarina

Filhote estava morto há pelo menos 1 dia, segundo autoridades; atitude de mãe é despedida rara no mundo animal - Divulgação/PMP-BS
Filhote estava morto há pelo menos 1 dia, segundo autoridades; atitude de mãe é despedida rara no mundo animal Imagem: Divulgação/PMP-BS

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 19h52Atualizada em 30/09/2021 09h14

Um boto foi fotografado carregando seu filhote sem vida, no mar de Laguna, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (29). O ato, considerado raro, foi visto ao longo de mais de um dia após a morte do recém-nascido.

Segundo a equipe do PMP-BS (Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), que acompanhou o novo caso, o comportamento é chamado de "epilemético". A atitude da mãe é uma espécie de "despedida", em que algum membro da família carrega o corpo do ente morto por um ou mais dias. O último caso semelhante registrado na região foi em dezembro de 2018.

mãe carrega filhote - Divulgação/PMP-BS - Divulgação/PMP-BS
Mãe carregou filhote de boto no mar de Santa Catarina
Imagem: Divulgação/PMP-BS

Em fotos tiradas antes do resgate, o corpo do recém-nascido aparece sobreposto ao da mãe, que continua a nadar. Outra imagem parece mostrar os dois lado a lado, com a adulta "escoltando" o filhote sem vida. O primeiro registro de comportamento epilemético na região foi registrado no ano de 1994.

O corpo do animal foi recolhido por equipes da Polícia Militar Ambiental e da Udesc, que comanda o PMP-BS no trecho, e levado para necropsia, que tentará identificar a causa da morte. Exames já apontaram que o boto recém-nascido era um macho e estava há pelo menos um dia em decomposição.

último caso - Divulgação/PMP-BS - Divulgação/PMP-BS
Último caso de comportamento "epilemético" havia sido registrado no estado em 2018
Imagem: Divulgação/PMP-BS