Topo

Esse conteúdo é antigo

Outubro começa com temporais no Sul e Sudeste, com risco de granizo

Mapa mostra os índices de precipitação acumulada em todo o Brasil nos primeiros dias de outubro - Reprodução/Inmet
Mapa mostra os índices de precipitação acumulada em todo o Brasil nos primeiros dias de outubro Imagem: Reprodução/Inmet

Colaboração para o UOL, em Santos

01/10/2021 13h07Atualizada em 01/10/2021 13h07

Meteorologistas alertam que os primeiros dias de outubro serão marcados por muita chuva nas regiões Norte, Sul e Sudeste. As condições favoráveis para o surgimento de pancadas isoladas aumentam a partir de hoje, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo - a capital paulista já registra chuvas moderadas no começo da tarde e muito vento.

Segundo informações do Climatempo, a chuva irá se concentrar no período da tarde na maioria das áreas, inclusive nas duas capitais. A previsão é de chuva moderada a forte. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para o sul e sudeste, com risco de granizo nestas áreas.

No Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, extremo sul de São Paulo e nas áreas fluminenses ao sul de Minas Gerais, o risco de temporais é especialmente alto.

A partir de amanhã, uma alteração na circulação dos ventos vai deixar grande parte de São Paulo em alerta para temporais. A chuva forte e volumosa pode ocorrer a qualquer momento do dia na metade leste do estado, o que inclui a capital e o litoral, e nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

Nas demais áreas do estado e também no Rio de Janeiro, o tempo permanece abafado e com períodos de sol ao longo do dia, mas há risco de chuva moderada a forte principalmente entre a tarde e a noite.

Precipitação acumulada nas regiões Norte e Sul

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há previsão de grandes volumes de chuva acumulada até 4 de outubro, nas regiões Norte e Sul do Brasil.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se localizar sobre o noroeste do Amazonas, Roraima e oeste do Pará, com acumulados acima de 40 mm, podendo alcançar aproximadamente 150 mm em áreas pontuais mais a oeste dos referidos Estados.

Na Região Sul, previsão de temporais especialmente com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento ao norte e oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados na faixa dos 80 mm no Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná, podendo alcançar os 150 mm em áreas pontuais.

No Centro-Oeste, a previsão do modelo indica chuva para a parte oeste da região, com acumulados a partir de 10 mm, podendo alcançar aproximadamente 80 mm em áreas pontuais no centrossul do Mato Grosso.

Na Região Nordeste, acumulados de chuva inferiores a 30 mm irão se concentrar sobre a parte central e oeste do Maranhão, norte do Tocantins e alguns pontos da costa leste.

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva se concentram ao leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, onde são previstos acumulados de chuva acima de 20 mm, podendo alcançar 70 mm na divisa dos três Estados.

Frente fria chega no domingo

No domingo (3), a chegada de uma frente fria deixará o tempo bastante instável na divisa entre São Paulo e Paraná, onde já chove pela manhã. As pancadas também serão frequentes, mas intercalando períodos de mormaço, na região metropolitana, Baixada Santista, e nas regiões de Bauru e Presidente Prudente.

À tarde, ocorrem temporais no litoral norte, Vale do Paraíba, Limeira e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, a previsão é de tempo firme apenas para o norte do estado. Nas demais áreas, inclusive na capital, o tempo continua muito abafado, mas pode chover forte entre a tarde e a noite.

Com o avanço da frente fria, a segunda-feira (4) será marcada por chuva volumosa, especialmente na faixa leste de São Paulo e na região do Grande Rio. O céu também fica encoberto, com chuva a qualquer hora, na maioria das áreas do interior paulista.

Apenas as regiões de Franca, São José do Rio Preto e a metade norte fluminense devem receber chuva apenas no período da tarde, mas também com risco de temporais. Além da chuva, o mar também vai ficar bastante agitado na costa dos dois estados ao longo da próxima semana.