Topo

Esse conteúdo é antigo

Sudeste tem alerta para temporais e Sul pode ter geada e 5ºC; veja previsão

Chuva em São Paulo, na tarde deste domingo (3). Na foto, pessoas com guarda chuva na Av. Paulista - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva em São Paulo, na tarde deste domingo (3). Na foto, pessoas com guarda chuva na Av. Paulista Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

04/10/2021 09h23Atualizada em 05/10/2021 10h40

A passagem de uma nova frente fria deve trazer chuvas para diversas regiões do Brasil nesta semana. Segundo a Climatempo, São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais deverão enfrentar temporais a partir de hoje, e a situação é de alerta. Há a possibilidade de granizo na região e o litoral deve ficar com o mar agitado, já que estão previstas rajadas de ventos que poderão passar dos 60km/h em uma faixa que vai desde a costa do Rio Grande do Sul até as praias paulistas.

O InMet (Instituto Nacional de Metrologia) divulgou um alerta para as regiões do Rio de Janeiro, sul de Minas, Norte e Centro-Oeste de São Paulo, além da divisa do Mato Grosso do Sul com o estado paulista. De acordo com o instituto, as chuvas deverão chegar a 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar aos 100 km/h. O fenômeno pode causar queda de árvores e alagamentos nas regiões citadas.

O Espírito Santo também deverá sentir as pancadas durante a semana. Na quarta-feira (6), as chuvas devem diminuir sobre os quatro estados. No entanto, ainda segundo o Climatempo, as precipitações voltam na quinta-feira (7). Apenas o norte de Minas Gerais deverá manter o tempo estável. Mesmo com o tempo fechado, as temperaturas devem permanecer elevadas e a sensação será de abafamento.

O Centro-Oeste também será afetado pelas pancadas de chuva e há condições para temporais entre o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O norte do país terá volume expressivo de chuvas, com risco de tempestades no Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima. A terça-feira (5) será de tempo estável no Pará, Tocantins e norte de Goiás, mas as pancadas retomam no dia seguinte, com rajadas de vento e trovoadas.

Já no Sul, a previsão é de geada. A entrada de uma massa de ar frio e seco vai derrubar as temperaturas. Segundo a MetSul, os termômetros podem registrar ainda hoje 5ºC em diversas cidades do Sul gaúcho, como Quaraí, Bagé e Jaguarão. Em Porto Alegre, a temperatura no final do dia poderá ficar entre 12ºC e 13ºC.

As chuvas ficarão restritas ao norte do estado e o sul deverá enfrentar geadas em algumas áreas, ainda que o tempo fique aberto nesta região. Na terça (5), o sol deve aparecer, mas a sensação ainda será de frio. Segundo o MetSul, as mínimas podem ficar abaixo dos 10ºC, uma média muito fria para outubro. A geada deve se aproximar da Serra Catarinense e na quarta-feira (6) as precipitações voltam a ocorrer no sul do país.

Tempestades de poeira

Neste fim de semana, uma nova ocorrência de nuvem de poeira foi registrado no interior de São Paulo, marcando uma semana de ocorrências semelhantes no estado. Segundo análise de Pedro Cortês, professor do IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), a ocorrência se dá pela combinação de "solo muito ressecado, sem umidade que retenha essa poeira na superfície e, quando vem a chuva, o vento tem poder de levantar essa poeira, porque tem circulação vertical intensa."

Ainda que o fenômeno seja considerado raro no país, meteorologistas ouvidos pelo UOL acreditam que outros casos devem ocorrer até o fim do ano devido a uma combinação de ventos que precedem chuvas mais intensas em regiões planas, com baixa umidade e em solos preparados para o cultivo agrícola.

Além de São Paulo, os estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também poderão registrar a ocorrência do fenômeno.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria citou incorretamente Mato Grosso, ao invés de Mato Grosso do Sul, como fazendo fronteira com São Paulo. O conteúdo foi corrigido.